Norte-americano quebra jejum de 25 anos e vence Copa do Mundo de Hipismo

Rich e seu experiente Flexible, de 16 anos / Foto: FEI / Kit HoughtonHolanda - Os holandeses que acompanharam a final da Copa do Mundo de Hipismo em seu país, na cidade de 's-Hertogenbosch, tiveram que se contentar com uma emocionante disputa entre um norte-americano e um suiço. Experiente e montando o irlandês Flexible, Rich Fellers deixou de lado o jejum de 25 dos EUA na modalidade para bater, sem erros, o suiço Steve Guerdat e seu cavalo Nino de Buissonets. Rich levou o título de uma das maiores disputas hípicas do mundo, a qual o Brasil já se sagrou tricampeão com o cavaleiro Rodrigo Pessoa (1998, 1999 e 2000), também medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

 

A prova final, disputada em dois percursos, contou com a participação de 24 concorrentes na 1ª apresentação e de 19 na segunda. Após as duas exibições, expôs-se o empate entre dois grandes cavaleiros, Rich e Steve. Ambos haviam somado apenas um ponto perdido ao longo de toda a competição da Federação Equestre Internacional (FEI) e foram os únicos a garantir os dois percursos sem nenhum erro técnico.

O desempate foi emocionante, decidido na cada dos centésimos de segundo: Guerdat, com seu cavalo Nino de Buissonets, foi o primeiro a largar e fez mais um percurso sem faltas, em 26s51; em seguida, Rich e Flexible foram mais uma vez perfeitos e garantiram o título mundial com a vitoriosa marca de 25s97.

A Suiça completou o pódio, dessa vez com a amazona Pius Schwizer, que largou com cavalos diferentes, Carlina e Ulysses. Com cinco pontos perdidos, Schwizer não conseguiu repetir o vice-campeonato na edição de 2010 da Copa do Mundo, ocorrida em Genebra.

Os jovens talentos brasileiros Luiz Francisco de Azevedo, 26, e Pedro Junqueira Muylaert, 27, estreantes na competição, caíram na 2ª parcial, juntamente com outros dois conjuntos desistentes.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook