Vela 13 Junho 2024

CBVela e OptiBra fazem história com clínica internacional para nova geração

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Mais de 20 velejadores da classe Optimist estiveram presentes em Cabo Frio (RJ)/ Foto: Matias Capizanno/Divulgação

Cabo Frio (RJ) - A CBVela - Confederação Brasileira de Vela e a OptiBra - Optimist Brasil realizaram, em maio, uma clínica em Cabo Frio (RJ) para preparar a nova geração da modalidade na classe Optimist. Participaram 23 velejadores de seis estados brasileiros, além de quatro técnicos de três nacionalidades diferentes.

Leia mais...

Vela 13 Junho 2024

Paulista de Star 2024 será neste fim de semana no YCSA

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Tradicional competição da classe Star terá mais de dez duplas em São Paulo (SP)/ Foto: On Board Sports

São Paulo - O YCSA - Yacht Club Santo Amaro sedia entre os dias 14 e 16 de junho o Campeonato Paulista da classe Star 2024. O tradicional evento da vela brasileira terá importantes nomes da modalidade na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). Atletas campeões mundiais e continentais estarão na raia paulista.

As provas estão marcadas para as 13h nos três dias. Seis regatas estão programadas para o evento e a entrada do descarte do pior resultado ocorrerá a partir da quinta regata.
 
A edição de 2023 foi vencida por Admar Gonzaga e Ronald Seifert (ICRJ). O ouro veio após a dupla ganhar a prova final, superando em apenas dois pontos Wagner Niels Bojlesen e Henrique Cabette (CCSP) e três de vantagem para Arthur Vasconcellos e Marco Lagoa (YCSA).
 
"A classe Star, mesmo fora da Olimpíada há duas edições, é uma das mais fortes e prestigiadas da vela mundial. Grandes nomes passaram e ainda disputam campeonatos na categoria. E sediar um evento deste porte no YCSA, com tantos nomes confirmados, mostra que a Star segue importante no Brasil", disse Fábio Bodra, comodoro do YCSA.
 
O evento tem como autoridades organizadoras o 7º Distrito da classe Star, a FEVESP - Federação de Vela de São Paulo, e o YCSA.
 
Vela 13 Junho 2024

YCB domina Campeonato Baiano de Águas Abertas

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Prova nesta domingo (9) foi realizada em Salvador (BA)/ Foto:YCB Esportes/Divulgação

Salvador - Os atletas do Yacht Clube da Bahia (YCB) se destacaram no Campeonato Baiano de Águas Abertas, conquistando vitórias nas provas individuais e gerais realizadas neste domingo (9) na Praia do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA).

Leia mais...

Vela 10 Junho 2024

Bico de Proa tem nova cara na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Antiga Bico de Proa passa a se chamar RGS-Cruiser e é considerada a classe mais animada da SIVI/ Foto: On Board Sports

Ilhabela (SP) - A edição 2024 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela apresentará uma novidade nas regatas de oceano. A "classe mais legal" da modalidade, anteriormente conhecida como Bico de Proa, ganhou um novo nome e regras para garantir resultados mais justos na raia de Ilhabela (SP).

Leia mais...

Vela 10 Junho 2024

Mulheres dão show no Troféu Marina Prada de Snipe

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Tradicional evento 100% feminino foi disputado no Yacht Club Paulista/ Foto: Luhan Grolla/Divulgação

São Paulo - A sexta edição do Troféu Marina Prada de Snipe foi disputada neste fim de semana no Yacht Club Paulista (YCP), em São Paulo (SP). O tradicional evento 100% feminino contou com 15 duplas e quatro regatas ao todo na Represa do Guarapiranga.

Leia mais...

Vela 04 Junho 2024

CBVela planta mais de 400 árvores em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Ação foi feita em parceria com a World Sailing, Avène e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)/ Foto: Flávio Perez | On Board Sports

São Paulo - O Dia Internacional do Meio Ambiente será comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) realizou uma ação na véspera para celebrar a data, envolvendo a World Sailing, clubes de vela paulistanos e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

Leia mais...

Volvo Ocean Race 31 Janeiro 2023

Volvo Ocean Race 2023 promete ser umas das mais emocionantes da história

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Volvo Ocean Race 2023 promete ser umas das mais emocionantes da história / Foto: Sailing Energy / The Ocean Race

Florianópolis - A Volvo Ocean Race 2023 promete ser uma das mais emocionantes edições de sempre da regata, com as equipes navegando pelos sete mares, competindo ao redor do globo.

Leia mais...

Vela 26 Janeiro 2023

Brasileiro de Snipe abre mais um dia em Santa Catarina

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Tradicional classe da vela brasileira terá regatas até sábado (28) / Foto: Edgar Ramos

Florianópolis -  A raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), recebe as regatas da 73º edição do Campeonato Brasileiro de Snipe. São mais de 80 duplas na raia catarinense, mostrando a força da categoria no país. 

Leia mais...

Vela 16 Janeiro 2023

Andrey Godoy ganha Brasileiro ILCA 6 no Rio de Janeiro (RJ)

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Atleta do Iate Clube de Brasília ganha torneio com uma regata de antecedência / Foto: Fred Hoffmann

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro de  ILCA 6 terminou neste domingo (15), com vitória de Andrey Godoy, que representou o Iate Clube Brasília. A competição foi sediada e organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, na capital fluminense, e contou com grande suporte da CBVela, em mais uma ação do NEBAR, o Núcleo de Base de Alto Rendimento da modalidade.

Leia mais...

Vela 16 Janeiro 2023

Bicampeão olímpico, Robert Scheidt dá palestra no Iate Clube do Rio de Janeiro

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Bicampeão olímpica passa experiência para os novos velejadores / Foto: CBVela

Rio de Janeiro - Os 90 velejadores que participam do Campeonato Brasileiro de Laser, na categoria ILCA 6, tiveram um encontro para lá de marcante neste sábado (14): palestra de Robert Scheidt, bicampeão olímpico e maior medalhista do país. O ídolo do esporte conversou com os jovens por cerca de uma hora e meia, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Leia mais...

Vela 10 Janeiro 2023

Martine Grael e Kahena Kunze estão focadas na busca pela vaga olímpica

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Velejadoras treinando no Rio de Janeiro / Foto: Fred Hoffmann

Rio de Janeiro - Bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze iniciam o ano de 2023 cheias de expectativas para os campeonatos e períodos de treinamento no radar. O grande foco é garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando elas tentarão repetir os feitos da Rio 2016 e de Tóquio 2021.

Leia mais...

Vela 09 Janeiro 2023

Globe 40 parte rumo ao Recife

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Barcos largaram rumo ao Recife / Foto: Martin Gunter / Instituto Fueguino de Tourismo

Argentina - A sexta etapa da Globe 40 teve início na manhã deste domingo (8) no Ushuaia, na Argentina.

Os cinco barcos da Volta ao Mundo dos Class40 sobem da Terra do Fogo rumo a Recife (PE).
 
A regata terá 3.273 milhas pelo Oceano Atlântico e os primeiros veleiros devem chegar à nova Recife Marina a partir do dia 24 de janeiro.
 
A competição pelos mares do mundo começou no meio de 2022 no Marrocos e já percorreu ao todo 75% de seu trajeto total.
 
Apenas um ponto separa os barcos SEC HAYAI e MILAI Around The World na liderança da volta ao mundo dos 40 pés.
 
''Depois de sair do Canal de Beagle com ventos fracos e variáveis, principalmente do norte, com rajadas prováveis descendo das montanhas, as cinco duplas terão que fazer sua primeira escolha estratégica: passar para o leste ou oeste da Isla de los Estados''.
 
''Se optarem pelo oeste, terão que passar pelo estreito de Le Maire com suas fortes correntes. O tempo será a chave para se beneficiar de correntes favoráveis e evitar bater nelas'', disse Manfred Ramspacher, organizador da regata Globe40.
 
Pernambuco recebe os velejadores do mundo - Recife vai ser a única parada no Brasil das embarcações, que vão passar de 10 a 15 dias na capital.
 
Serão ao todo 30 mil milhas náuticas de travessia, durante nove meses e 140 dias no mar.
 
"Esse evento é a porta de entrada para que Pernambuco se torne uma parada de outras regatas internacionais de volta ao mundo, além de uma excelente oportunidade para o turismo náutico para a cidade", destacou o presidente da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Yannick Ollivier. 
 
A partida aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023.
 
No percurso, paradas programadas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico),  Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).
 
Também estão programadas várias atividades durante o período em que os competidores estiverem no Recife, como visita aos barcos, regata in-shore no Marco Zero e apresentações culturais.
 
Também vão acontecer eventos fechados para convidados, patrocinadores e competidores.  A etapa Recife se encerra no dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo rumo a Granada, no Caribe. Será a sétima e última parada, antes da chegada final em Lorient, na França.
 
A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Consórcio Porto Novo, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Qair Brasil e Marina Recife.
 
CRONOGRAMA
 
- 8 de janeiro: Largada da Regata (perna Ushuaia/Recife);
 
- 23 de janeiro: Coletiva de Imprensa no Cabanga (15h);
 
- 25 de janeiro: Previsão de chegada do 1º barco;
 
- 28 e 29 de janeiro: Visitação dos barcos aberta ao público;
 
- 3 de fevereiro: Regata In-Shore para convidados (autoridades, patrocinadores, etc);
 
- 5 de fevereiro: Largada da Regata (perna Recife/Granada);
 
 
Vela 05 Janeiro 2023

Brasileiro de Optimist será disputado no Iate Clube de Brasília

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Competição nacional será realizada até 15 de janeiro / Foto: Caio Souza / On Board Sports

Brasília - A CBVela - Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília, realiza desde quarta-feira (04), a 51ª edição do Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil Estreantes, na capital federal (DF). A entidade aguarda cerca de 230 velejadores de 15 estados diferentes.

Leia mais...

Vela 16 Dezembro 2022

Campeonato Brasileiro de Vela começa no Rio de Janeiro (RJ) com oito times

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Regata no Rio de Janeiro / Foto: Fred Hoffmann

Rio de Janeiro - A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela teve início nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Velejadores de oito classes escolheram seus tripulantes para disputar as regatas barco contra barco até a próxima sexta-feira (16) nas raias da Baía de Guanabara.

Leia mais...

Vela 12 Dezembro 2022

Brasileiros sobem ao pódio no Campeonato Sul-Americano de Star 2022

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Regata foi realizada na Argentina / Foto: @flogonzalezalzagafotos

Buenos Aires - Os velejadores brasileiros conquistaram bons resultados no Campeonato Sul-Americano de Star 2022, realizado no Yacht Club Argentino, em Buenos Aires, Argentina. Foram sete atletas do país no Top 10 da competição continental organizada no Rio da Plata.

Leia mais...

Vela 08 Dezembro 2022

Vela do Brasil conquista mais uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Regata no YCP / Foto: Divulgação

São Paulo - O Sul-Americano da classe Lightning foi concluído nesta quarta-feira (7) no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP), e serviu como definição de vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.  Foram disputadas sete regatas ao todo na Represa do Guarapiranga com um descarte do pior resultado. A competição reuniu sete barcos de países como Brasil, Chile, Equador e Peru.

Leia mais...

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook