Vela 15 Julho 2024

Saiba quem foram os últimos campeões da SIVI Daycoval

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Barcos proximos na SIVI/ Foto: Matias Capizanno/Divulgação

Ilhabela - A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval está prestes a começar. O maior evento de vela oceânica da América Latina será de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Leia mais...

Vela 15 Julho 2024

Barco Brasil se destaca entre os primeiros na Semana de Monotipos 2024

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Equipe comandada por José Guilherme Caldas fica em quatro lugar/ Foto: Paulo Magalhães/Divulgação

Ilhabela - O Barco Brasil ficou na quarta colocação da classe HPE-25 na Semana de Monotipos de Ilhabela 2024. O evento foi concluído neste domingo (14) na Escola de Vela Lars Grael e reuniu várias categorias em quatro dias de regatas.

Leia mais...

Vela 15 Julho 2024

Yacht Clube da Bahia e CBVela discutem sustentabilidade com jovens atletas

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Palestra no YCB/ Foto: YCB ESPORTES/Divulgação

Salvador (BA) - O Yacht Clube da Bahia promoveu mais um evento inovador em suas dependências. Ao lado da Confederação Brasileira de Vela - CBVela, o YCB apresentou para jovens atletas do YCB e para a comunidade o bate-Papo sobre "Esporte & Sustentabilidade". 

Leia mais...

Vela 13 Julho 2024

Barco do Rio Grande do Norte na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Equipe é a representante do Nordeste na competição/ Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Ilhabela - O barco Koh Tao, do Rio Grande do Norte, está pronto para participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorrerá de 20 a 27 de julho no Yacht club de Ilhabela (YCI). Competindo na classe RGS Cruiser, a equipe do Iate Clube de Natal liderada por José Eduardo Da Silva Junior traz uma história de paixão pela vela.

Leia mais...

Vela 13 Julho 2024

Brasil participa do Mundial da Juventude 2024 na Itália

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Equipe Brasileira de Vela terá 15 jovens nas raias do Lago di Garda/ Foto: Heusi Action/Divulgação

Lago Di Garda, Itália - O Mundial da Juventude de 2024 está prestes a começar, no Lago di Garda, Itália. Com 15 brasileiros na Seleção Brasileira de Vela Jovem Sub-19, o evento promete ser um dos mais competitivos do calendário da modalidade, reunindo os melhores jovens velejadores do mundo.

Leia mais...

Vela 10 Julho 2024

Tradição e originalidade são categorias do Prêmio Classe Brasil

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Sextante da Semana de Vela Daycoval/ Foto: @sivilhabela/Divulgação

Ilhabela - A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, terá o prestigiado Prêmio Classe Brasil na categoria dos Clássicos. A organização criou duas novas honrarias para homenagear a dedicação e o talento dos velejadores.

Leia mais...

Vela 10 Julho 2024

Começa a semana de Monotipos em Ilhabela (SP)

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Vela jovem em Ilhabela/ Foto: Marco Lagoa/Divulgação

Ilhabela - A 51ª Semana de Vela de Ilhabela Daycoval - Classe Monotipos começa nesta quinta-feira (11), na Escola Municipal de Vela de Ilhabela. A competição, que vai até o dia 14 de julho, reunirá centenas de embarcações e velejadores de diversas partes do país, transformando as águas do canal de São Sebastião.

Leia mais...

Vela 10 Julho 2024

Rota de baleias passa pela raia da SIVI Daycoval

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

SIVI Daycoval e a baleia/ Foto: Julio Cardoso/Divulgação

lhabela (SP) - A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, poderá contar com a presença de visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubartes.

Leia mais...

Vela 08 Julho 2024

Novo sistema de pontuação é implantado na SIVI Daycoval 2024

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Regatas serão disputadas no período de 20 a 27 de julho/ Foto: Fred Hoffman/Divulgação

Ilhabela (SP) - A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval adotará um novo sistema de pontuação na 51ª edição, que será disputada de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O método de high point será aplicado nesta competição, que é o oposto ao das regatas olímpicas.

Leia mais...

Vela 08 Julho 2024

Brasileiros do Optimist se destacam pelo mundo

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Garoto do OP / Foto: @CBVELAOFICIAL/Divulgação

Carrara, Itália - O Brasil tem se destacado mundialmente na classe Optimist de vela, especialmente com jovens velejadores entre 7 e 15 anos. Na temporada atual, atletas brasileiros obtiveram resultados expressivos em competições internacionais. No Campeonato Sul-Americano, Arthur Back teve uma performance notável; no Norte-Americano, Enzo Ricardi se destacou; e no Europeu, Manuel Bragança brilhou, conquistando o título no último Campeonato Europeu de Optimist em Carrara, na Itália.

Leia mais...

Vela 08 Julho 2024

Lucas Fonseca conquista bronze no Mundial de Fórmula Kite 2024

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Mundial de Kite Junior foi realizado em Gizzeria, na Itália / Foto: @r_hajduk/Divulgação

Gizzeria, Itália - O brasileiro Lucas Fonseca ficou com a medalha de bronze no Mundial Júnior de Fórmula Kite 2024, evento disputado em Gizzeria, na Itália. O título ficou com o suíço Gian Stragiotti, seguido pelo alemão Jan Voester. O tcheco Vojtech Koska ficou sem medalha em quatro.

Leia mais...

Vela 05 Julho 2024

SIVI Daycoval conta com medalhistas olímpicos e mundiais na classe C-30

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Carabelli 30 contará com oito veleiros de ponta na 51ª edição/ Foto: On Board Sports | Divulgação

Ilhabela - A classe C-30 terá disputas equilibradas na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. As regatas estão programadas para o período de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Serão oito veleiros de one-design confirmados na raia do litoral norte de São Paulo, um recorde histórico da categoria assim como no evento do ano passado.

A C-30 mistura nomes de peso como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, os campeões mundiais Alex Kuhl, Geison Mendes e Mario Tinoco, além de velejadores profissionais e amadores.
 
Maior medalhista brasileiro dos Jogos Olímpicos, Robert Scheidt confirmou presença no Tonka para a SIVI. A participação do atleta, que é o embaixador oficial da Semana de Vela de Ilhabela, já rendeu um lugar mais alto do pódio na Copa Mitsubishi, realizada em junho e que foi uma espécie de aquecimento para o evento.
 
''O barco é leve com área vélica muito grande. Ele te oferece uma sensação de muita velocidade. E requer um bom trabalho da tripulação para manejar. Vamos ter um bom número de participantes. Esse ano a disputa deve ser muito acirrada'', contou Robert Scheidt, que em 2022 foi campeão na classe com o Caballo Loco.
 
Além do Tonka, a Carabelli 30 terá o Bravo, que foi o primeiro barco inscrito na 51ª SIVI Daycoval contando todas as categorias. As outras classes são ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser.
 
Segundo Jorge Berdasco, as regatas da C-30 sempre são bastante técnicas e a chegada de atletas de ponta como Scheidt só engrandece a modalidade. ''É um barco planador, muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem. Os barcos andam muito próximos e a alternância de posições é normal. Por isso não podemos desistir e apostar na melhor estratégia.''
 
''Acho que o Robert deveria ficar no clube olhando a gente ou velejando num time da RGS-Cruiser ou da ORC! Ele não vem pra brincar. Competir contra um dos maiores nomes do esporte é um privilégio enorme e um desafio. Temos que acertar tudo para vencê-lo,'' brincou Jorge Berdasco.
 
Os outros times junto com Tonka e Bravo serão Caiçara, Kaikias EMS, Kairos, Loyal Relaxa e Zeus. A primeira disputa da C-30 na Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval será na Regata Toque-Toque por Boreste com aproximadamente 23 milhas de percurso. Depois, a organização deve realizar provas de barla-sota (entre boias) e outras distâncias.
 
O C-30 ou Carabelli 30 foi projetado por Horácio Carabelli, um dos grandes nomes da vela sul-americana, atualmente na America's Cup no desafiante Luna Rossa da Itália. O barco é feito especificamente para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating).
 
A tripulação inclui o timoneiro, o tático, dois trimmers, o proeiro e a secretaria, todos desempenhando papéis essenciais para otimizar o desempenho do veleiro durante as competições.
 
O campeão de 2023 da classe foi Loyalt 06. A equipe venceu a prova final e contou com uma combinação de resultados, que deixou o Tonka com a medalha de prata entre os oito veleiros da Carabelli 30 na SIVI. Foram realizadas oito regatas da classe C-30.

Veja Também: 
Vela 05 Julho 2024

Lars Grael confirma presença na Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Velejador detentor de duas medalhas olímpicas destaca a importância da SIVI Daycoval para a vela brasileira/ Foto: Fred Hoffman/Divulgação

Ilhabela - A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, programada para ser realizada de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), já cria expectativas em velejadores de todo o Brasil. Entre eles, está o ídolo do esporte e detentor de duas medalhas olímpicas Lars Grael, que estará presente na competição em Ilhabela (SP).

Leia mais...

Vela 29 Junho 2024

Times do Rio de Janeiro competem na ORC no segundo semestre

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

flotilha do Rio de Janeiro adotará regra da ORC nas regatas/ Foto: Aline Bassi | Balaio

Rio de Janeiro - A nova diretoria da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano se reuniu nesta semana com os representante da modalidade no Rio de Janeiro (RJ) para adoção da regra da ORC - Offshore Racing Congress para as regatas do segundo semestre de 2024 em diante.

Leia mais...

Vela 28 Junho 2024

Globe40 terá largada em setembro de 2025 em Cádiz

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Barco Brasil está confirmado na disputa em duplas pelos mares do mundo/ Foto: Flávio Perez/On Board Sports

Cádiz (ESP) - A segunda edição da regata de Volta ao Mundo Globe40 terá início em 14 de setembro de 2025 na cidade espanhola de Cádiz. O desafio em duplas pelos mares do planeta terá ao todo 30 mil milhas náuticas e o Brasil terá um barco e uma parada na prova.

Leia mais...

Vela 27 Junho 2024

Censo inédito da CBVela traça perfil da modalidade

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Censo da Vela tem objetivo de conhecer a comunidade de velejadores e entusiastas da modalidade/ Foto: Heusi Action | Divulgação

Rio de Janeiro - A 30 dias dos Jogos, CBVela lança o Censo da Vela para toda comunidade náutica. A iniciativa é uma pesquisa que vai traçar o perfil da comunidade da vela e possibilitar à Confederação Brasileira de Vela seguir uma política que permita o crescimento da modalidade no país.

Leia mais...

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook