Criançada faz a festa na Meia Maratoninha do Rio

Atletas aplaudem as crianças / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLRio de Janeiro - A 2ª edição da Meia Maratoninha do Rio foi uma grande festa da garotada e de seus pais na manhã deste sábado, na pista de atletismo do Estádio Célio de Barros, ao lado do Maracanã, semidestruído pela reforma para a Copa 2014.

A prova reuniu cerca de 600 participantes, entre 6 e 15 anos e teve um padrinho especial, o queniano Paul Tergat, acompanhado pelos atletas brasileiros favoritos ao título da Meia Maratona neste domingo.

Nas primeiras provas, para as crianças menores, os pais parecem se divertir mais até que a garotada. Torcem de forma estridente nas arquibancadas, tiram fotos e vibram muito com os resultados dos pequenos, independente de quem cruza na frente.

Entre os meninos de 6 anos, Thiago Bortoletto acabou se destacando de outra forma. Na metade do percurso de 50 metros, seu tênis escapou do pé. Ele pegou o calçado e cruzou a linha muito bravo, segurando o tênis na mão. Foi a segunda corrida do garotinho, que mora no Catete e é filho de jornalistas. Além da medalha, ele ainda ganhou uma foto ao lado do campeão Paul Tergat.

Melhor resultado conseguiu Vanessa Macedo de Melo, de 9 anos, que venceu sua bateria de 60 metros. Sorridente, ela conta que foi sua terceira corrida e está invicta. "Ganhei nas três vezes, duas nesse ano. E agora quero continuar correndo e também fazendo as aulas de kung fu", acrescentou a menina que mora próximo a Caxias.

Projetos sociais - Além de crianças que participaram de uma competição pela primeira vez, a Meia Maratoninha reuniu adolescentes que treinam de forma mais competitiva em projetos sociais. É o caso do Projeto Rio-2016, apoiado pela Prefeitura do Rio, pela Suderj e Federação de Atletismo do Estado. Cerca de 300 crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, treinam no Célio de Barros entre duas a cinco vezes por semana, dependendo da faixa etária.

Os vencedores das provas mais longas foram justamente integrantes do Projeto Rio-2016. Nos 400 metros, feminino, a primeira colocada foi Graziele da Silva Machado, de 14 anos. Ela mora no Catumbi e começou a treinar no Célio de Barros este ano.

Nos 400 metros, masculino, a vitória foi de João Marcos Leite Gomes, também de 14 anos. Ele é de São Gonçalo e está no projeto há três anos. "Minha prova favorita é justamente os 400 metros. Quero muito continuar no atletismo", falou o campeão da categoria orgulhoso com a medalha no peito.

Os participantes de 15 anos disputaram a prova de 600 metros. Iasmyn Muniz não deu chance às adversárias e cruzou com folga. "Gosto mais dos 100 e 200 metros e foi minha primeira vez numa prova de 600, mas fui bem e estou feliz", explicou a adolescente de Quintino, que treina quatro horas todos os dias no Célio de Barros.

O último ganhador da manhã deste sábado foi Gabriel Constantino. Ele também fechou os 600 metros sem dificuldades e depois contou que já tem alguns resultados na curta carreira. "Fiquei em segundo nas Olimpíadas Escolartes nos 200 metros e no Brasileiro de Clubes, em Porto Alegre, fui oitavo nos 1.000 com obstáculos", afirmou o morador de Caxambi, que está há dois anos no Projeto Rio-2016.

Tergat e os brasileiros favoritos - O padrinho da segunda edição da Meia Maratoninha, Paul Tergat, foi muito aplaudido neste sábado. Deu dezenas de autógrafos, tirou fotos com todo mundo e ainda participou da premiação.

Ele foi ajudado pela Elite brasileira que neste domingo, de manhã, quer quebrar a hegemonia queniana na Meia Maratona. Participaram Damião Ancelmo de Souza, Giovani dos Santos, Gilberto Lopes, Maria Zeferina Baldaia, Marily dos Santos, Edielza Alves dos Santos, Sueli Pereira da Silva, Conceição de Maria Oliveira, Bernardete Cabral e Marluce Queiroz.

Depois das provas infantis os atletas ainda fizeram um treino de 30 minutos na pista do Célio de Barros.

Final de agenda - Continuando sua agenda no Rio de Janeiro, Paul Tergat aproveitou a tarde livre para conhecer o Cristo Redentor, no Corcovado. No final da tarde da sexta-feira ele foi ao Pão de Açúcar e ficou impressionado com a beleza da cidade. Neste domingo ele fará a premiação da Meia Maratona e, à tarde, irá ao Engenhão assistir Vasco x Fluminense. Na segunda-feira, grava o Programa do Jô e retorna ao Quênia no dia seguinte.

Resultados - As únicas provas que tiveram pódio foram as de 14 e 15 anos. As demais foram apenas de caráter participativo.

14 anos masculino
1- João Marcos Leite Gomes - 57s66
2- Cauã Martins Camilo - 1min01s47
3- Vitor de Aguiar Barbosa - 1min06s13

14 anos feminino
1- Graziele da Silva Machado - 1min22s81
2- Gabrielle da Silva Pinheiro - 1min30s68
3- Brenda Melo Matos - 1min31s81

16 anos masculino
1- Gabriel Silva Constantino da Cruz - 1min42s12
2- Edvaldo Junio Souza da Silva - 1min50s27
3- Eduardo Barbosa Carvalho de Araujo - 1min54s07

16 anos feminino
1- Iasmyn Figueiredo Muniz - 1min59s39
2- Isabella Barros Lemos - 2min14s37
3- Laís Mendes dos Santos - 2min29s38

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook