GP Brasil/Caixa encerra Brazilian Athletics Tour

Os atletas de Trinidad & Tobago Marc Burns(E) e Emmanoel Callender(D) dos 100m/ Fotos: Dorival Rosa e Wagner Carmo/CBAt Os atletas de Trinidad & Tobago Marc Burns(E) e Emmanoel Callender(D) dos 100m/ Fotos: Dorival Rosa e Wagner Carmo/CBAt

Rio de Janeiro - O GP Brasil/Caixa de Atletismo, quinta e última etapa do Brazilian Athletics Tour-2012, que será disputado na manhã deste domingo, no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro, será uma ótima oportunidade para atletas do Brasil e do Exterior confirmarem o bom desempenho nas etapas passadas, ou para se redimir de resultados abaixo do esperado. O circuito já teve etapas em Belém, Fortaleza, Uberlândia e São Paulo.

Uma das provas que terá mais destaque será a do salto em distância feminino, com a presença confirmada da campeã olímpica Maurren Maggi. Ela venceu a etapa paulista com um salto de 6,85 m, terceira melhor marca do ano no mundo. "Com muito frio fiz um salto perfeito. No Rio espero ir ainda melhor", disse Maurren após a vitória em São Paulo na quarta-feira 16.

Na mesma prova, a pernambucana Keila Costa, garantida em Londres no salto triplo, busca o índice também no salto em distância. Em São Paulo ela chegou ainda mais perto vaga, terminando na segunda colocação, com 6,68 m. Para carimbar o passaporte para a Olimpíada, ela tem de chegar a 6,75 m.

Já a norte-americana Brianna Gleen, número 11 do mundo, quer melhorar seu desempenho no Rio. Ela ficou na quinta colocação do GP paulista com 6,37 m. "O frio me atrapalhou bastante, queimei dois saltos, o que não costumo fazer, e senti falta de alguém para me orientar na corrida. Mas no Rio tenho certeza de que posso ir melhor", afirmou.

Nos 100m masculino, o tira-teima do circuito ficará por conta de dois atletas de Trinidad & Tobago Marc Burns e Emmanoel Callender. Burns foi o vencedor no GP Caixa São Paulo, enquanto Callender ficou com o ouro em Belém e Uberlândia. "No Rio certamente estará mais quente e a pista do Engenhão é muito rápida. Espero uma marca bem melhor", disse Burns após a vitória em São Paulo, prova em que Callender queimou a largada e ficou impossibilitado de lutar pela terceira vitória no circuito.

Busca pelo índice - O GP Brasil/Caixa de Atletismo será mais uma oportunidade para alguns atletas brasileiros garantirem vaga para Londres. Além de Keila, no salto em distância, Kleberson Davide está bem perto da marca nos 800m, assim como Rosângela Santos, que em São Paulo ficou a sete centésimos do índice olímpico nos 100m. As provas de revezamento - 4x100 e 4x400, tanto masculino como feminino, terão no GP Brasil uma das últimas chances para se garantirem em Londres.

Martelo - As disputas no martelo, tanto no masculino como no feminino, acontecem na tarde sábado 19, no campo de aquecimento do Engenhão. Entre os homens, Dilshod Nazarov, do Tadjiquistão, vencedor em São Paulo, promete mais uma acirrada disputa com Siarhei Kalamoets (Belarus), vencedor em Uberlândia. No feminino, todas atrás da norte-americana Jessica Cosby, que ganhou em Uberlândia e São Paulo.

Novas provas - No programa do GP Brasil, duas provas fazem sua estreia no Brazilian Athletics Tour de 2012: o 110 m com barreira masculino e o 100m com barreira feminino. As disputas têm início às 8:30 deste domingo. A entrada no Engenhão é grátis.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook