Marílson Gomes dos Santos se prepara para correr em Praga

Marílson Gomes dos Santos é o melhor brasileiro na maratona  / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPAMarílson Gomes dos Santos é o melhor brasileiro na maratona / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA

Rio de Janeiro - Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBovespa, já conhece o percurso da maratona da disputa olímpica do Rio, após ter participado do evento-teste realizado no último domingo, dia 10 de abril.
 
Agora, o fundista terá como próximo desafio a Maratona de Praga, em 8 de maio. O objetivo é atingir, mais uma vez, o índice para a competição olímpica de agosto.
 
Pelas regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os dois atletas mais rápidos entre aqueles que conseguiram índice vão para a disputa. Marílson, com a marca de 2h11, conquistada em Hamburgo no dia 26 de abril de 2015, é o brasileiro mais rápido da maratona. O prazo para obtenção de índice termina justamente em 8 de maio.
 
"O Marílson vai para Praga com o objetivo principal de garantir a vaga. Não é uma preparação para a disputa olímpica, já que o clima e o percurso são totalmente diferentes. Ele vai em função do regulamento", afirmou o técnico Adauto Domingues. "Temos alguns atletas com potencial para baixar a marca (que garante a liderança de Marílson)". O fundista já disputou duas edições olímpicas - estreou em Pequim/2008 e, em Londres/2012, conquistou a 5ª colocação, melhor resultado do atletismo brasileiro na competição.
 
Marílson foi um dos 16 atletas que largou no Sambódromo do Rio em 10 de abril, às 6h15 - o local também receberá a chegada da maratona olímpica. Desde Hamburgo, o fundista não participava de uma competição oficial, pois se machucou em 2015. Ele correu apenas 20 km dos 42,195 km, conforme previamente definido com os organizadores.
 
"Foi mais para curtir o percurso. Desde abril não sabia o que era aquecer para uma prova", disse Marílson, que aprovou o traçado da prova. Segundo Adauto, as condições climáticas foram difíceis. "Estava um calor terrível, com uma sensação térmica alta, com quase 90% de umidade. Mas o percurso é bom, totalmente plano." 
 
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook