Curso capacita principais treinadores de judô de olho em Tóquio 2020

Curso capacita principais treinadores de judô de olho em Tóquio 2020 / Foto: Mariana Hassib/COB

Rio de Janeiro - Depois de cinco dias de uma intensa troca de conhecimentos, os treinadores de judô com atletas de alto potencial de medalhas neste ciclo olímpico concluíram nesta segunda-feira, dia 11, o terceiro módulo do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR Excelência), organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço educacional do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 
 
Esta última etapa foi conduzida por Hiroyuki Akimoto, campeão mundial em 2010 e técnico da seleção feminina japonesa, que priorizou a luta no solo (ne-waza) e o trabalho de pegada (kumikata) do adversário. Akimoto é um dos responsáveis por conduzir uma reformulação na seleção feminina para colocar japonesas de novo no topo. O trabalho já rendeu um ouro e quatro bronzes no Jogos Rio 2016 e dois ouros, quatro pratas e dois bronzes no último Campeonato Mundial, em Tóquio.
 
"Essa iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil é muito importante. Fiquei impressionado em como os treinadores e os atletas estavam motivados para aprender e como rapidamente evoluíram nos conceitos que passei. O Brasil possui muitos atletas bem preparados fisicamente e habilidosos tecnicamente. Tenho certeza de que evoluindo em pequenos detalhes, vão melhorar muito rápido. Acho que o Brasil vai ser um adversário muito perigoso para a gente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020", disse o japonês.
 
O primeiro módulo foi realizado em julho com o georgiano Irakli Tsirekidze, campeão olímpico em Pequim 2008 e mundial em 2007; e o segundo em setembro com a japonesa Misato Nakamura, tricampeã mundial. Os convidados e os temas foram decididos em conjunto com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), visando a atender as necessidades de desenvolvimento imediatas identificadas pela comissão técnica.
 
"Escolhemos a escola japonesa exatamente por conta da questão dos fundamentos, para suprir uma carência que a gente tinha especialmente no ne-waza. Trazer os atletas para participar e ter uma compreensão melhor foi bastante importante. Os atletas têm se interessado e vão passar a pensar melhor no que eles estão errando, no que eles podem evoluir. Além disso, achei também interessante que os treinadores que estão participando do curso estão tendo a compreensão de que o volume e as repetições de uma forma objetiva são importantes. Os objetivos do COB e da CBJ estão sendo alcançados", disse Luiz Shinohara, atleta olímpico e técnico da seleção masculina.
 
Dentre os treinadores alunos do curso, estão nomes com medalhas e participações em Jogos Olímpicos como Rosicleia Campos, Yuko Fujii, Mario Tsutsui, Luiz Shinohara, Geraldo Bernardes e Fúlvio Miyata. Mas também há treinadores que trabalham com formação e desenvolvimento de novos talentos para a seleção brasileira como Alexandre Lee, Alexandre Katsuragi, Geraldo Bernardes e Antônio "Kiko" Pereira, este último tutor de expoentes do judô brasileiro como Mayra Aguiar e Maria Portela, que também participaram deste módulo do CEAR Excelência. Todos receberam os certificados de conclusão de curso das mãos do diretor-geral do COB e campeão olímpico de judô em Barcelona-92, Rogério Sampaio.
 
"Ter grandes treinadores em busca de conhecimento demonstra a humildade desses professores, vencedores em suas carreiras, mas que entendem que a todo momento é necessário continuar aprendendo e se desenvolvendo. Foi uma grande alegria poder participar da finalização do CEAR", disse Rogério Sampaio. "Mas, ao mesmo tempo, teve um pouco de tristeza porque não houve como não relembrar a perda do grande companheiro Mário Sabino. Esse momento tem que ser transformado em energia para que os profissionais sigam trabalhando em prol do crescimento da modalidade", completou. Além de Rogério, o presidente Paulo Wanderley Teixeira e Jorge Bichara, diretor de esportes do COB, também visitaram a turma.
 
Modalidade que mais medalhas olímpicas conquistou para o país, 22, o judô entra na reta final de preparação para os Jogos Tóquio 2020 e os detalhes podem fazer a diferença. Além dos atletas olímpicos Mayra Aguiar, Maria Portela e Victor Penalber, estiveram neste módulo do CEAR quatro medalhistas nos últimos Mundiais Júnior. Renan Torres, bronze no ano passado, Michael Marcelino e Guilherme Schmidt, bronzes em 2019, além do atual campeão mundial júnior do meio leve, William Lima.
"Ter um intercâmbio com um treinador japonês, ex-campeão mundial, é muito importante. Mesmo com anos de treinamento, é sempre possível aprender algo mais. Eu nunca imaginei que em apenas dois dias de curso, pudesse perceber uma evolução tão grande. São muitos detalhes que o Akimoto conseguiu mostrar para gente. Graças ao COB e à CBJ estamos tendo uma grande oportunidade de aprendizado", disse William.
 
"Com o tempo você cria um estilo e é difícil visualizar pequenos detalhes que fazem a diferença para tornar o golpe mais fácil. Eu estou aproveitando muito isso, porque o curso é muito rico em detalhes. O Akimoto é muito explosivo, faz com muita perfeição cada técnica. E é dessa maneira que eu quero fazer, é como quero lutar. Estou fazendo o meu trabalho de casa, anotando tudo para não esquecer, chegar no clube e treinar bastante", disse Maria Portela, brasileira melhor colocada no ranking mundial na categoria médio.
 
O CEAR Excelência, da Academia Brasileira de Treinadores, é parte dos programas de capacitação do Instituto Olímpico Brasileiro. Os conteúdos são personalizados e direcionados para suprir as demandas especiais dos treinadores e seus atletas, em curto prazo.
 
A ABT tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
 
Confira abaixo a lista dos participantes do 3º módulo do CEAR Excelência do judô
 
Alunos:
Alexandre Lee
Alexandre Katsuragi
Amadeu Moura Junior
Antonio "Kiko" Pereira
Douglas Vieira
Fúlvio Miyata
Geraldo Bernardes
José Luiz Prezotto Junior
Luiz Shinohara
Maicon Maia
Mario Tsutsui
Rafael Pereira Bezerra
Rosicleia Campos
Yuko Fujii
 
Atletas:
Maria Portela
Mayra Aguiar
Ketelyn Nascimento
Natasha Ferreira
Renan Torres
Willian Lima
Michael Marcelino
Guilherme Schmidt
Victor Penalber
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook