Wrestling brasileiro conquista 7 medalhas no Pan Júnior 2019

Ana França em ação  / Foto: Caio Baptista/ arquivoCBW

Guatemala - O wrestling brasileiro encerrou com sete medalhas a campanha no Pan-americano Júnior de Wrestling 2019,disputado nos dias 5, 6 e 7 de junho na Cidade da Guatemala, capital guatemalteca. 
 
Os destaques  foram Ana França até 57kg e Thamires Martins até 68kg, medalhista de ouro em suas respectivas cateogorias. Evelyn Matos até 50kg e Meiriele hora até 62kg levaram um bronze cada e ajudaram o wrestling feminino a terminar pela primeira vez na história do torneio em terceiro lugar geral no estilo, atrás apenas de Canadá e Estados Unidos. Fabio Rodrigues até 97kg do etilo greco-romano; Pedro Henrique Campos até 74kg e Giovanni Piazza até 79kg ganharam um bronze cada e fecharam o quadro de medalhas brasileiro. 
 
“Ouvir o hino nacional é maravilhoso, ainda mais para mim que moro na periferia de Brasília e ouvi de muitas pessoas que não chegaria a lugar nenhum na vida. Treinei muito para levar o ouro, mas não imaginava que seria sem sofrer pontos de nenhuma adversária. Gostaria de agradecer ao meu técnico José Neto e a todos que ajudaram e ajudam de alguma forma para que chegasse até esse momento. É só início de um caminho rumo aos Jogos Olímpicos”, comemorou Ana França, descoberta em um projeto social na Asa Sul, em Brasília, e que venceu as quatro lutas no torneio sem sofrer um ponto sequer, um feito no torneio.
 
 A equipe foi composta por 13 atletas e dos sete medalhistas, cinco disputaram o torneio pela primeira vez, demonstrando uma renovação nas categorias de base na modalidade. Outro feito inédito esteve foi o comando da equipe na Guatemala. A técnica Lucimar Medeiros foi a primeira mulher a chefiar uma delegação nacional e comandar os três estilos do wrestling, inclusive o estilo greco-romano, praticado apenas por homens. Para Thamires Martins o título veio como presente de aniversário. A lutadora completou 19 anos no dia 3 de junho quando já estava na Guatemala e está ansiosa para retornar ao Brasil e receber outro importante presente.
 
 “Agradeço primeiramente a Deus e depois aos colegas de treino, ao treinador Daniel Alvarez, o Pirata, e a Confederação por acreditar em mim. Essa medalha vai para todos eles. Foi especial completar 19 anos aqui na Guatemala e ser campeã, mas agora quero voltar para casa comemorar e comer a lasanha que minha irmã prometeu”, brincou Thamires, moradora da favela do Jacaré, no Rio de Janeiro.
 
O próximo torneio para os juniores, atletas de 18 a 20 anos é o Campeonato Mundial Júnior, de 12 a 18 de agosto, em Tallin, na Estônia. Confira abaixo o resultado dos brasileiros no Pan-americano Júnior 2019.
 
Estilo greco-romano:
Fabio Rodrigues até 92kg – 3ºl lugar
Wanderson Lima até 82kg – 4º lugar
 
Wrestling feminino:
Ana França até 57kg – 1° lugar
Thamires Martins 68kg – 1° lugar
Evelyn Matos até 50kg – 3° lugar
Meiriele Hora até 62kg  – 3° lugar
Thaissa Ribeiro até 65kg – 4º lugar
Beatriz  Reis até 76kg – 5º lugar
 
Estilo Livre:
Pedro Henrique Campos até 74kg – 3º lugar
Giovanni Piazza – 3º lugar
Ailton Rocha até 86kg – 4º lugar
Edvanilson de Jesus até 61kg – 6º lugar
Vinicius Joaquim até 70kg – 7º lugar
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook