Judô 11 Setembro 2018

Mundial de judô 2018: a ousadia e alegria de Eric Takabatake

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

Eric Takabatake / Foto: Divulgação CBJ

São Paulo - Nascido em São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, Eric Gomes Takabatake está há poucos dias de encarar mais um grande desafio na sua carreira, indo para a disputa do seu quarto mundial de judô. Assim como muitas crianças, ele tinha um perfil agitado e sempre gostou de praticar esportes. Pensando na energia que o filho tinha e gostando bastante de toda a disciplina que norteia o judô, dona Mary, a mãe de Eric, achou que seria uma boa opção de modalidade para que ele, com oito anos na época, se dedicasse.

Leia mais...

Judô 12 Janeiro 2016

Judô de RP faz pré-temporada em Divinolândia

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

A partir desta terça-feira, 12, até o próximo sábado, 16, os judocas de RP realizarão cinco dias de pré-temporada / Foto: Divulgação/Martinez Assessoria

São Paulo - A Equipe de Judô de Ribeirão Preto (A.J Corpore Sano / SME) já tem o primeiro compromisso marcado para 2016. A partir desta terça-feira, 12, até o próximo sábado, 16, o time comandado por Cléber do Carmo e Sérgio Bin realizará cinco dias de pré-temporada em Divinolândia, interior de São Paulo. Ao todo, 26 atletas representarão a cidade durante os treinos, que deverá ter a presença de 190 judocas de várias partes do país.

 
Segundo a programação do evento, os atletas farão atividades em três períodos do dia na quarta, quinta e sexta-feira. Na terça, dia da chegada, haverá uma palestra à noite e no sábado, um treinamento apenas na parte da manhã. No total, serão 21 horas e meia de treinos durante essa semana.
 
Os judocas ficarão confinados no Complexo Esportivo de Divinolândia. Além das atividades técnicas e de força, participarão de trabalhos especiais com o campeão mundial máster em 2014 Elton Fiebig e com o Mestre Marco Antônio Barbosa, que representou o Brasil no Pan de Havana, em 1991 e em campeonatos mundiais.
 
“Será muito importante para darmos o start na temporada. Os treinamentos terão muita intensidade, já que haverá um grande número de judocas focados. Isso nos garantirá um crescimento imediato não somente na parte física, mas também na parte psicológica dos atletas. Esse tipo de treino trabalha muito o espírito samurai que existe dentro de cada um, segundo a tradição japonesa”, explica Cléber do Carmo, que já iniciou os trabalhos com a equipe desde o primeiro dia do ano.
 
Para essa temporada, a meta do time ribeirão-pretano é dobrar o número de 1440 medalhas e 16 troféus conquistados em 2015. “Este ano será, sem dúvida nenhuma, muito bom para a nossa equipe. Estamos unidos em busca de resultados cada vez mais expressivos para a nossa cidade. Temos um time muito homogêneo que cresceu muito”, disse Carmo, que buscará o título dos Jogos Regionais, após o vice no ano passado.
 
A primeira competição da Equipe nesse ano será o Troféu Yokichi Kimura, no dia 6 de março em Mogi das Cruzes. Depois, disputa a Copa São Paulo, que garante vaga para o Campeonato Sul-brasileiro, em Santa Catarina.
 
 
Judô 12 Setembro 2012

Sarah Menezes conta histórias e anima estudantes

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca campeã olímpica encerra sua participação nas Olimpíadas Escolares / Foto: Fernando Soutello / AGIF / COB

Poços de Caldas - A Gerência de Programa Educativo e Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) preparou uma surpresa para 300 estudantes, de seis a 15 anos, de oito escolas de Poços de Caldas (MG). Depois de assistir vídeos dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do COB comentados pela gerente do Programa, Nira Lima, as crianças e jovens receberam a judoca campeã olímpica Sarah Menezes, que conversou com a garotada, respondeu perguntas, mostrou a medalha de ouro conquistada em Londres 2012 e deu várias dicas para levar uma vida melhor.
 

Leia mais...

Judô 05 Setembro 2012

Definida representante do esporte no Desfile da Independência

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca Sarah Menezes representará o esporte / Foto: Divulgação

Brasília - A judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, será a grande atração do esporte nacional no Desfile da Independência, que será realizado na próxima sexta-feira (07.09), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, a piauiense de 22 anos terá a missão de conduzir o fogo simbólico no início da cerimônia, marcada para as 9h.  
 

Leia mais...

Judô 04 Agosto 2012

Missão cumprida em Londres

E-mail Imprimir
Escrito por

Judô já planeja voos mais altos no Rio 2016/ Foto: Wander Roberto/Rio 2016

Londres- A nova geração fez sua parte e foi fundamental para que o judô brasileiro alcançasse todas as suas metas nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Mas o trabalho não para. Com a conquista quatro medalhas por jovens talentos ( ouro de Sarah Menezes e os bronzes de Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva), a comissão técnica da modalidade já projeta voos mais altos daqui a quatro anos, no Rio de Janeiro. Neste sábado, 4 de agosto, em entrevista coletiva na Casa Brasil, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, fez um balanço da participação da modalidade nos Jogos e acredita que o futuro do judô é promissor. 
Judô 03 Agosto 2012

Rafael Silva leva bronze

E-mail Imprimir
Escrito por

Brasileiro eleva para quatro o número de medalhas conquistadas pelo judô em Londres 2012/ Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB

Londres- A quarta medalha do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres é de Rafael Silva, o Baby. A atleta conquistou o bronze na categoria pesado (+ 100kg) na tarde desta sexta-feira, 3 de agosto, no Excel Center. Com isso, o Brasil alcança a meta estabelecida pelo chefe de missão da equipe e coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson: quatro medalhas, uma delas de ouro, com uma final feminina – as outras medalhas são o ouro de Sarah Menezes e os bronzes de Felipe Kitadai e Mayra Aguiar. É o melhor resultado do judô brasileiro em Jogos até hoje.
Judô 03 Agosto 2012

Pesados buscam o bronze

E-mail Imprimir
Escrito por

Judocas Rafael Silva e Maria Suelen Altheman perdem nas quartas de final e vão para a repescagem/ Foto: Divulgação

Londres- A manhã desta sexta-feira, 3 de agosto, não terminou como os pesados Rafael Silva (+ 100kg) e Maria Suelem Altheman (+ 78kg) sonhavam. No último dia de competição do judô nos Jogos Olímpicos Londres 2012, os dois brasileiros perderam nas quartas de final. Mas ainda estão na briga por uma medalha de bronze, já que foram para a repescagem. À tarde, Baby, como Rafael é conhecido, enfrentará o húngaro Barna Bor. Já Maria Suelen vai lutar com Gulzhan Issanova, do Cazaquistão.
Judô 03 Agosto 2012

Mais um pódio para o judô

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca Mayra Aguiar conquista mais um bronze para o Brasil em Londres 2012/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- O judô brasileiro voltou a ser destaque em Londres 2012. Numa modalidade em que há grande equilíbrio de forças - 23 países já subiram ao pódio –, o Brasil conquistou pela terceira vez nesses Jogos a tão sonhada medalha olímpica. Mayra Aguiar, da categoria meio pesado (até 78kg), foi a responsável pela façanha desta vez, juntando-se a Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que já haviam inserido seus nomes na galeria dos judocas medalhistas olímpicos do país.
Judô 02 Agosto 2012

Dor no caminho do bronze

E-mail Imprimir
Escrito por

Mayra Aguiar precisou superar derrota na semifinal e contusão no braço para conquistar a medalha olímpica/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- Mayra Aguiar teve que superar duas dores para conquistar o bronze na categoria meio-pesado (- 78kg) nos Jogos Olímpicos Londres 2012, na tarde desta quinta-feira, 2 de agosto, no Excel Center. Primeiro, a dor da derrota para a americana Kayla Harrison na semifinal, que a tirou da disputa pela tão sonhada medalha de ouro. Depois, a dor no braço esquerdo, lesionado quando Mayra sofreu um golpe de Kayla no fim da luta.
Judô 02 Agosto 2012

Mayra passa para as semifinais

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca vence suas duas lutas da manhã com segurança e segue em busca de uma medalha/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- Mayra Aguiar já está nas semifinais da categoria meio-pesado (- 78 kg) do judô nos Jogos Olímpicos Londres 2012. A judoca brasileira, número um do ranking mundial, venceu suas duas lutas na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto, no Excel Center, com muita segurança. Se vencer a semifinal contra a americana Kayla Harrison, à tarde, vai para a disputa da medalha de ouro e garante ao menos a prata. Se perder, disputará o bronze.
Judô 02 Agosto 2012

Mesmo rival, nova derrota

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca Luciano Corrêa perde para o holandês que o derrotou em Pequim e é eliminado em Londres/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- Duas edições de Jogos Olímpicos, duas derrotas para o mesmo adversário. O judoca Luciano Corrêa, da categoria meio-pesado (até 100kg), foi eliminado dos Jogos Olímpicos Londres 2012, na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto, ao perder sua segunda luta do dia para o holandês Henk Grol, no Excel Center. Grol também derrotou Luciano nos Jogos de Pequim, em 2008, logo na primeira luta do brasileiro.
Judô 01 Agosto 2012

Tiago Camilo perde o bronze

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca, que já tem duas medalhas olímpicas, é derrotado por um yuko/ Foto: Washington Alves/AGIF/COB 

Londres- O sonho de Tiago Camilo de conquistar sua terceira medalha olímpica chegou ao fim. O judoca perdeu o bronze para o grego Ilias Iliadis, líder do ranking na categoria médio (- 81kg)  na tarde desta quarta-feira, 1º de agosto, no Excel Center. Dono de uma prata em Sydney 2000 e de um bronze em Pequim 2008, Tiago sai dos Jogos Olímpicos Londres 2012 decepcionado.

 

Leia mais...

Judô 31 Julho 2012

Leandro Guilheiro cai na repescagem

E-mail Imprimir
Escrito por

“Os caras foram melhores que eu. Simples assim”/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB 

Londres- Na tarde desta terça-feira, 31 de julho, Leandro Guilheiro saiu pela primeira vez sem medalhas de uma edição de Jogos Olímpicos. Foi também a segunda vez, desde que subiu de categoria para meio-médio (-81 kg), em dezembro de 2009, que o judoca ficou fora do pódio em uma competição. Medalha de bronze em Atenas (2004) e Pequim (2008), primeiro lugar no ranking mundial, Leandro era a imagem do equilíbrio após ser derrotado pelo japonês Takahiro Nakai por um yuko na repescagem, no Excel Center, em Londres. Antes, ele havia vencido o letão Konstantins Ovchinnikovs por um yuko e o marroquino Safouane Attaf por ippon, mas caído nas quartas de final para o americano Travis Stevens, que aplicou um wazari e o mandou para a repescagem.

 

Leia mais...

Judô 31 Julho 2012

Leandro Guilheiro vai para a repescagem

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca perde nas quartas de final, mas pode conquistar sua terceira medalha de bronze olímpica/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB 

Londres- Leandro Guilheiro deixou escapar a chance de disputar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Na manhã desta terça-feira, 31 de julho, no Excel Center, ele foi derrotado pelo americano Travis Stevens, por um wazari, em combate válido pelas quartas de final. Mesmo com a derrota, o judoca brasileiro segue na competição, porém na repescagem. Passando por ela, o primeiro colocado no ranking mundial da categoria meio-médio (-81kg) vai disputar a medalha de bronze. O judoca já tem dois bronzes olímpicos, conquistados em Atenas (2004) e Pequim (2008).

 

Leia mais...

Judô 31 Julho 2012

Brasileira perde no judô

E-mail Imprimir
Escrito por

Mariana Silva é derrotada por chinesa em sua primeira luta e está fora dos Jogos Olímpicos Londres 2012/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- Mariana Silva foi derrotada pela chinesa Lili Xu em sua primeira luta nos Jogos Olímpicos de Londres, na manhã desta terça-feira, 31 de julho, no Excel Center. Como no judô o atleta precisa chegar ao menos até as quartas-de-final para entrar na repescagem, Mariana encerrou sua participação na competição. A musa do judô brasileiro estava triste, mas serena, ao comentar o confronto, perdido por um wazari. “Se não venci, é porque falta algo. Tem muita coisa que preciso melhorar daqui para frente”, avaliou.

 

Leia mais...

Judô 30 Julho 2012

A dor de Rafaela Silva

E-mail Imprimir
Escrito por

Judoca é desclassificada após usar técnica proibida. Bruno Mendonça também está fora da disputa por medalhas/ Foto: Divulgação

Londres- A dor de saber que está fora da disputa por uma medalha por um erro que ela mesma cometeu levou a judoca Rafaela Silva, da categoria leve (-57 kg), a um choro sentido já no tatame, onde caiu deitada após ser eliminada pela arbitragem nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos Londres 2012. A judoca de 20 anos, vice-campeã mundial e prata nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), era uma das favoritas a uma medalha nesta segunda-feira, 30 de julho, no Excel Center. Mas pegou a adversária, a húngara Hedvig Karakas, pela perna, num movimento proibido pelas regras do judô, conhecido como kata otoshi, que desde 2009 está proibido pela Federação Internacional de Judô..

 

Leia mais...

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook