Armador da Seleção relembra tempos de escola na Liga Nescau

Yago é embaixador da Liga Nescau / Foto: DivulgaçãoYago é embaixador da Liga Nescau / Foto: Divulgação

São Paulo - A Liga Nescau 2018 reúne um grupo de embaixadores com o objetivo de motivar ainda mais os participantes da competição estudantil, considerada uma das maiores do Brasil. São sete nomes de peso nas modalidades vôlei, natação, futsal, basquete, judô, atletismo paralímpico e ginástica artística. 
 
Neste sábado (20), no clube Juventus, em São Paulo, foi a vez do armador da Seleção Brasileira, Yago Mateus, participar diretamente do evento esportivo para interagir com os meninos e meninas que faziam a estreia no torneio de basquete.
 
Yago conversou com atletas/estudantes, falou da carreira, deu algumas dicas, distribuiu autógrafos e posou para muitas fotos. “Gosto de interagir, especialmente com a garotada, e aqui na Liga Nescau tenho essa oportunidade. É bom encontrar pessoas com sonhos, como eu. E que buscam seu espaço, como busquei anos atrás. Estar aqui é gratificante. Espero ser um incentivo a mais para eles”, afirmou o jovem atleta, de 19 anos, que foi aluno de um dos colégios participantes da competição estudantil paulista. “Joguei o estadual, brasileiro e sul-americano pelo Colégio Amorim. Fomos campeões invictos em todos os torneios”.
 
O Colégio Amorim entrou na vida de Yago quando ele tinha entre 13 e 14 anos. “Esporte faz parte da educação, ensina a respeitar o próximo, a ser educado, a ter caráter. Ao competir, você se desafia e desafia outras pessoas, mas de forma leal. O esporte também foi importante para me ajudar nos estudos, pois, se eu não tivesse boas notas, não entrava em quadra”, conta o armador, lembrando uma grande emoção vivida nos tempos de estudante. “Minha primeira viagem de avião foi pela escola. Fomos para Natal, jogar o Brasileiro, e fiquei noites com dificuldade para dormir antes do embarque, alternando medo e ansiedade por realizar um sonho de voar. Foi incrível”.
 
Natural de Tupã, no interior paulista, Yago se destacou cedo no esporte. Aos 13 anos já defendia o Palmeiras. Aos 17 se transferiu para o Paulistano, onde conquistou o título da NBB e chegou à seleção principal aos 18 anos. Porém, nem tudo foi fácil. Com 1,78 metro de altura, ele sempre foi considerado um atleta baixo para o basquete. Ouviu muita gente dizer que não vingaria. Hoje, apontado como uma das promessas do Brasil, usa sua história para motivar a garotada. “Meu conselho para os meninos e meninas é sempre sonhar e nunca acreditar nas críticas, porque, no final das contas, tudo só depende de você. Falaram muito do meu tamanho, mas segui em frente. Quando você acredita em si mesmo e tem fé, atrai coisas boas”, ensina.
 
Quando fala em sonhos, Yago confirma o desejo de, um dia, chegar a NBA. Mas não é apenas isso. “Tenho objetivo de disputar uma Olimpíada. E espero que seja a próxima, em 2020, no Japão. Falo isso desde os meus 13 anos. Mas para isso acontecer, tanto NBA como os Jogos Olímpicos, preciso continuar fazendo um bom trabalho no meu clube e na Seleção Brasileira”, afirma o atleta, que recentemente foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do Campeonato Sul-Americano Sub-21 Masculino, encerrado dia 5 de agosto, com a vitória do campeão invicto Brasil sobre a anfitriã Argentina, por 84 a 76.
 
Eliminatórias para o Mundial - Com a camisa da seleção principal, Yago também é destaque na equipe adulta na disputa das Eliminatórias para o Mundial da China, em 2019. Os próximos compromissos serão dias 29 de novembro e 3 de dezembro, contra República Dominicana e Canadá, respectivamente. A Seleção Brasileira ocupa atualmente a terceira colocação no Grupo F, na zona de classificação, com 14 pontos conquistados, em oito jogos realizados (seis vitórias e duas derrotas). “Vai ser muito bom jogar com a força da nossa torcida e, se vencermos, estaremos garantidos no Mundial”, explica.
 
Além do jovem armador Yago, o time de embaixadores da Liga Nescau conta com mais seis grandes nomes do esporte brasileiro. A marca de achocolatados da NESTLÉ reuniu também a jogadora de vôlei Tandara, o craque do futsal Falcão, a judoca Mayra Aguiar, o ex-nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva e a paratleta Verônica Hipólito.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook