Garota faz índice em sua 1ª maratona mas fica fora dos Jogos

Alisa Vainio / Foto: ReproduçãoAlisa Vainio / Foto: Reprodução

Rio Janeiro – Na primeira maratona da sua vida, a adolescente finlandesa Alisa Vainio já conseguiu o impensável: conquistou o índice olímpico para vir aos Jogos do Rio, no ano que vem. A jovem, porém, está inconsolável, já que tem apenas 17 anos e não preenche um dos requisitos estabelecidos para a prova: ter ao menos 20 anos completos.
 
A regra é imposta pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e uma forma de garantir a saúde dos jovens atletas e evitar problemas. Não só a maratona, com 42km, como também a marcha atlética exigem uma idade mínima.
 
Alisa, porém, conseguiu entrar para a história não só pela conquista do índice olímpico. Seu tempo, de 2h33m24s, equivale ao sexto melhor tempo da história da Finlândia. A atleta deve agora embarcar em um ambiente mais profissional como maratonista.
 
"Foi uma maneira que encontrei para lidar com a pressão das provas escolares. Não quero fazer nada além de correr por aí, comer e dormir", completou a atleta, que já é considerada um fenômeno em seu país.
 
O sonho olímpico de 2016 ainda não está descartado para Alisa. A atleta, que também corre os 10.000m e os 3.000m com obstáculos, pretende melhorar seu tempo nas provas, que exigem apenas 18 anos como idade mínima. Na segunda prova, ela chegou a conquistar um bronze no campeonato europeu e pode chegar forte no Rio.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook