Samir Barel fecha temporada em revezamento Do Leme ao Pontal

Conquistador da Tríplice Coroa das Aguas Abertas encara neste fim de semana travessia de 35 quilômetros pela orla da cidade maravilhosa / Foto: Flávio Perez/OnboardSports

Rio de Janeiro - Após a conquista da inédita Tríplice Coroa das Águas Abertas, conclusão das 3 maiores maratonas aquáticas do mundo (Manhattan, Canal da Mancha e da Catalina), Samir Barel encera pela primeira vez a maior maratona aquática do Brasil.
 
O percurso Do Leme ao Pontal, do norte ao sul da belíssima orla do Rio de Janeiro, tem de 35k quilômetros e foi oficialmente homologado pelas autoridades no mês de junho, seguindo as regras das principais travessias do mundo.
 
"Do Leme ao Pontal tem tudo para entrar na rota das grandes travessias mundiais, atraindo não só brasileiros mas estrangeiros fãs da natação em águas abertas. Além de poder admirar de um ângulo diferenciado grandes cartões postais como o Morro do Pão de Açúcar, Forte de Copacabana, entre outros pontos turísticos, o nadador é submetido a grandes adversidades como fortes ondulações, água com baixas temperaturas, em média 20 graus, vento forte, águas-vivas e, principalmente, a natação noturna. A largada ocorre entre meia-noite e 2 da manhã, o atleta precisa superar a falta de referência, ainda mais nadando por uma longa distância, para não se perder", destacou Samir, que neste ano já venceu o desafio de nadar a noite na famosa Travessia do Canal da Catalina, nos Estados Unidos
 
"É uma situação bem tensa. A noite, céu e mar se confundem e a única referência é o barco de fiscalização, que acompanha o atleta para sua segurança. Muitas pessoas sentem enjoos ou náuseas nessas circunstâncias, assim um treino noturno antes da prova é fundamental para acostumar o corpo e evitar surpresas", destacou o ultramaratonista aquático, que também é treinador e sócio proprietário da Elo Academia.
 
Samir Barel fará a travessia em forma de revezamento, junto com seu aluno, Hélio Padilha. Cada um nadará por uma hora até concluir o percurso. A previsão é cair na água na madrugada de sexta para sábado (17/12), se as condições da maré e climáticas permitirem. 
 
Histórico: Do Leme ao Pontal - O nadador Luiz Lima, um dos maiores fundistas da história da natação brasileira, foi o primeiro atleta a completar o desafio na rota consagrada pela canção de Tim Maia. A Travessia teve início à 1h da manhã de 14 de dezembro de 2008 e a chegada do carioca ocorreu pouco depois das 10h da manhã, completando a prova em pouco mais de 9 horas. Depois de quase sete anos, o major da FAB Adherbal Oliveira concluiu a Travessia sem o uso de trajes de neoprene, o que tornou a façanha mais atrativa, ampliando o interesse de outros atletas. Em 2016, o nadador Paulo Amaral, tornou-se o terceiro a completar o percurso aos 53 anos de idade. No mesmo ano, Patrícia Farias deixou sua marca se tornando a primeira mulher a concluir a Travessia do Leme ao Pontal.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook