Circuito Rei e Rainha do Mar 2020 começa pela Praia do Leblon

Circuito Rei e Rainha do Mar 2020 começa pela Praia do Leblon /  Foto: MTVZ Circuito Rei e Rainha do Mar 2020 começa pela Praia do Leblon / Foto: MTVZ

Rio de Janeiro - O Circuito Rei e Rainha do Mar é um queridinho dos amantes de corrida e natação na praia. Em seu 11º ano de sucesso, a primeira das cinco etapas de 2020 está confirmada para 22 de março (domingo), no Leblon (RJ) com provas para todas as idades e níveis de dificuldade, a partir das 7h, na altura do Posto 12. As inscrições estão abertas até o dia 17 de março pelo site reierainhadomar.com.br
 
Cerca de três mil participantes são esperados na competição, que depois de três ano volta ao Leblon,  e contará com provas de  Beach Run (2k ou 4k) e Beach Biathlon (1,5k de natação + 2k de corrida). As provas exclusivas de natação são a estreante Open (500m), o Sprint (1k), o Classic (2k) e o Challenge (3,5k). O Challenge e Beach Biathlon são uma travessia, por isso largam do Arpoador e chegam na Arena da competição, no Posto 12. Todas para maiores de 14 anos. 
 
“Iniciamos uma nova temporada do Circuito Rei e Rainha do Mar com essa etapa Leblon, apresentada pela Shell, que é sempre uma das mais apreciadas pelos nossos participantes. Como algumas das provas largam no Arpoador e todas chegam no Leblon, ocupamos todo esse trecho da orla carioca, em uma festa linda”, diz Pedro Monteiro, diretor da Effect Sport, que organiza o circuito há 10 anos.
 
O evento, que é para a família inteira, oferece ainda a opção Combo Real. É uma oportunidade destinada aos papais e responsáveis que querem incentivar seus filhos à prática esportiva. Ao fazer suas inscrições, eles recebem 10% de desconto na inscrição de seus filhos. As crianças entre 9 e 13 anos também poderão cair na água: natação kids (9, 10 e 11 anos – 200m | 12 e 13 anos – 400m) ou correr (3 a 5 anos – 50m | 5 a 7 anos – 100m | 8 a 10 anos – 300m | 11 a 13 anos – 600m). 
 
Para as pessoas com deficiências, o circuito preparou uma categoria exclusiva com regulamento próprio, segurança e staff especializado, área reservada aos atletas e cronometragem especial para garantir agilidade no resultado. Além disso, todos os participantes com deficiência têm direito a 50% de desconto na inscrição. 
 
Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar - Em 2008, um atleta da seleção brasileira de águas abertas completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de “Rei do Mar”. No ano seguinte, nasceu o evento homônimo. 
Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Travessia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais. 
 
O evento ganhou força e visibilidade na comunidade mundial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edição internacional em Portugal. Também neste ano, o Desafio Elite ganhou um dia exclusivo, com transmissão ao vivo na TV aberta, e o evento passou a receber as “rainhas” do mar, se tornando, então, o “Rei e Rainha do Mar”. 
O circuito se adaptou e teve inúmeras provas de distâncias diferentes ao longo dos anos, mas foi em 2012 que o Rei e Rainha do Mar passou a ter provas de Beach Run e SUP, abrangendo não só os fãs de natação. Surgia aí o maior festival de esportes de praia do Brasil!
 
Grandes nomes da natação mundial passaram pelas nossas provas, como a norte-americana Haley Anderson, Vice Campeã Olímpica Londres 2012, o holandês Ferry Weertman, Campeão Olímpico Rio 2016, e a italiana Rachelle Bruni, Vice Campeã Olímpica Rio 2016.
 
Em 2015 e 2016, o evento viajou o país, passando pelas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Ubatuba e Salvador. Já em 2017, o destaque foi para a última edição em dezembro, nas areias de Copacabana, com a aposentadoria da medalhista olímpica Poliana Okimoto no Desafio Elite. Poliana se despediu da natação ao lado de grandes atletas brasileiros, como Ana Marcela, Allan do Carmo e Léo de Deus. 
 
Em 2018 o circuito voltou a percorrer o país, voltando nas cidades de Florianópolis, Salvador, Ubatuba e Rio de Janeiro. O RRM também desembarcou pela primeira vez em Brasília, recheada de novidades: foi a estreia da canoa havaiana na competição e também foi a primeira experiência em água doce, no Lago Paranoá. 
 
No ano de 2019 o Circuito completou 10 anos com duas etapas na cidade onde tudo começou, no Rio de Janeiro. Em dezembro a prova foi patrocinada pela Shell e bateu o número de inscritos tendo quase todas as provas esgotadas.
 
Já neste ano, serão cinco etapas:  duas no Rio, Búzios, Niterói e Paraty. 
 
Serviço:
 
Rei e Rainha do Mar – etapa 1
Data: 22 de março
Local / Horários: 
Praia de Leblon (altura do posto 12) – Rio de Janeiro (RJ), com largada das provas:
Beach Run - 07h00
Open - 08h00
Sprint - 08h15
Classic - 08h45
Corrida Kids - 09h30
Natação Kids - 10h30
Praia do Arpoador – Rio de Janeiro (RJ), com largada das provas:
Beach Biathlon - 07h30
Challenge - 09h15
 
Valores: entre R$ 109,99 e R$ 169,99 (depende da prova escolhida)
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook