SIVI Daycoval: Classe C-30 tem abertura com regata definida no photo finish
Ilhabela (SP) - A regata Toque-Toque por Boreste abriu a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval para os barcos da classe C-30 neste domingo (21). A prova mais longa da 51ª edição do evento náutico teve resultado apertado, mesmo após 23 milhas náuticas de distância e quase quatro horas de disputa.
O Loyalty 06 superou nos metros finais, bem na chegada ao Yacht Club de Ilhabela (YCI), o barco Relaxa. Deu para contar no relógio: 10 segundos de vantagem entre os primeiros colocados!
O veleiro de Alex Leal é o atual campeão da SIVI Daycoval na C-30 e no ano passado saiu com a medalha de ouro na última regata e com combinação de resultados. Parece que a sorte e competência da tripulação andam lado a lado.
''Foi uma disputa intensa até o final da regata. Qualquer metrinho, qualquer soprinho de rajada fazia diferença, porque o vento foi diminuindo. Então foi muito desgastante, assim, principalmente psicológico, porque a gente tinha que aproveitar cada momento'', contou Mário Tinoco, atleta da seleção brasileira de vela SSL.
''E aí no finalzinho deu a gente, acho que foi por menos de meio metro, e deu tudo certo! Mas quero parabenizar também ao segundo colocado, o barco do Mangabeira, que fez uma baita de uma regata, boa tática, principalmente no começo''.
O Tonka completou o pódio da primeira regata do calendário da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. A equipe conta com Robert Scheidt a bordo, nosso maior medalhista olímpico. A prova de estreia foi marcada por variação de vento em quase todo o percurso.
Os sete veleiros da Carabelli 30 saíram às 12h20 na segunda largada da competição, que abriu com os ORC e BRA-RGS na regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, num total de 55 milhas náuticas. Os citados agora precisam de fórmula para calcular o vencedor, o que chamamos de rating!
O C-30 ou Carabelli 30 é de design único e foi projetado por Horácio Carabelli, um dos grandes nomes da vela sul-americana, atualmente na America's Cup no desafiante Luna Rossa da Itália. O barco é feito especificamente para regatas de oceano sem tempo corrigido.
A tripulação inclui o timoneiro, o tático, dois trimmers, o proeiro e a secretaria, todos desempenhando papéis essenciais para otimizar o desempenho do veleiro durante as competições.
A segunda-feira (22) é um dia de folga para descanso e reparo de material. A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval volta na terça-feira (23) com a Regata Mitsubishi Eduardo Souza Ramos, a partir de 12h para todas as classes. Será o segundo dia valendo pontos, que por sinal entram no sistema high point, diferente do que ocorre em disputas olímpicas.
Resultados C-30
1 - LOYALTY 06 - Alex Leal - 10,50
2 - RELAXA - Tomas Mangabeira - 9,00
3 - TONKA - Demian Pons - 7,50
4 - CAIÇARA - Marcos de Oliveira Cesar - 6,00
5 - KAIKIAS EMS - Daniel Hilsdorf - 4,50
6 - BRAVO C30 - Jorge Martinez - 3,00
7 - KAIROS - Sophia Setti - 1,50