Saiba quais são as classes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Várias classes/ Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

Ilhabela - A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval reunirá, de 20 a 27 de julho, mais de 100 barcos de diversas classes e tamanhos. O maior encontro da modalidade na América Latina contará também com uma mistura de atletas olímpicos, como os craques Robert Scheidt e Lars Grael, e velejadores amadores.

A competição entra em sua 51ª edição e é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Na raia de Ilhabela (SP), são esperados os barcos mais rápidos e modernos do país, correndo junto com modelos históricos e veleiros menores ou de cruzeiro. Estão no calendário as classes que usam rating para calcular o vencedor, ou seja, ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser. A única de monotipos é a C-30.
 
Para que barcos de diferentes tamanhos disputem regatas em igualdade de condição, a organização busca uma regra para corrigir o tempo. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada não necessariamente vence a prova.
 
"Na equação do tempo corrigido, são consideradas as medidas individuais de cada barco – como tamanho, peso e configuração da vela – para compensar o tempo que cada um leva para completar a prova. Esse método proporciona uma competição justa, permitindo que barcos de diferentes portes e características compitam de forma equitativa", disse Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI Daycoval.
 
A classe ORC, ou Offshore Racing Congress, é a principal classe mundial e também no Brasil. É normalmente dada a chancela de campeão geral da SIVI Daycoval ao vencedor da categoria, que reúne os barcos mais rápidos. O atual bicampeão do evento, o Crioula, é um TP52 que compete na ORC.
 
Já a BRA-RGS é talvez a categoria mais numerosa e é considerada a classe de entrada para os velejadores de oceano que saem da antiga Bico de Proa, hoje RGS-Cruiser, para ingressarem em uma regra com medição e tudo.
 
Seguem na lista de categorias a tradição dos veleiros Clássicos, modelos de 1979 para cá. Esses barcos são os que mais atraem cliques dos fãs e curiosidade pela história que carregam.
 
RGS-Cruiser - A "classe mais legal" da modalidade, anteriormente conhecida como Bico de Proa, ganhou um novo nome e regras para garantir resultados mais justos na raia de Ilhabela (SP).
 
Estamos falando da RGS-Cruiser, uma iniciativa da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país. A categoria já foi disputada em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).
 
De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser trará muita diversão na água e envolverá um número crescente de velejadores.
 
"A classe é a mais legal porque é descontraída, despretensiosa e de baixo custo. Não é necessário ter vela de material exótico ou grandes equipamentos. Muitas vezes, as tripulações incluem família, crianças e até avós", explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.
 
"É uma grande confraternização no YCI, com uma enorme disputa ao mesmo tempo. A RGS-Cruiser está aí para ajudar".
 
A ideia de Cuca Sodré e dos organizadores da RGS-Cruiser é manter a simplicidade a bordo. "A pessoa não precisa fazer nada, é só chegar com o barco que já tem o certificado agregado. Existe uma lista de todos os TMFs agregados no site da RGS".
 
Em paralelo à Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, o Brasileiro de Oceano será realizado para as classes ORC, RGS e Clássicos.
 
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