Programa Transforma leva Poliana Okimoto para conhecer escola com seu nome

Programa Transforma, do COB, leva Poliana Okimoto para conhecer escola que recebeu seu nome após medalha no Rio 2016 / Foto: Beto Noval/COBPrograma Transforma, do COB, leva Poliana Okimoto para conhecer escola que recebeu seu nome após medalha no Rio 2016 / Foto: Beto Noval/COB

Rio de Janeiro - Medalhista na maratona aquática nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Poliana Okimoto viveu uma manhã especial nesta quarta-feira, dia 17. A atleta conheceu a escola que recebe o seu nome, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Poliana Okimoto, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 
 
A atleta foi cercada pelas crianças da escola e se emocionou com a homenagem, que teve como objetivo principal reconhecer o esforço e superação da nadadora e incentivar as novas gerações a se envolverem com prática do esporte. 
 
A ação foi realizada através de uma parceria entre o Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Na homenagem recebida, Poliana viu trabalhos feitos pelos alunos após pesquisa sobre a sua carreira e a conquista nos Jogos Rio 2016. 
 
Todas as crianças da escola usaram toucas de natação para receber a medalhista olímpica. “Eu estava esperando esse dia chegar. Foi muito lindo, emocionante e gratificante estar aqui hoje. Esse é um dia incrível que vai ficar gravado para sempre na minha memória. De certa forma, é uma forma do meu nome estar perpetuado, ainda mais em uma escola. Porque é na escola que a gente vai mudar os valores do Brasil e evoluir. Saber que o meu nome está sendo usado em uma escola é muito gratificante. É um reconhecimento a todos os atletas. Me sinto reconhecida e isso é muito gratificante”, disse Poliana.
 
Após os Jogos Rio 2016, algumas escolas da rede municipal do Rio foram batizadas com nomes de medalhistas do Time Brasil. Agora, o Transforma está levando os atletas para conhecerem essas escolas, onde recebem a homenagem e o carinho da garotada. Em contrapartida, as crianças recebem lições sobre Valores Olímpicos e entram em contato com seus ídolos. 
 
“O Transforma tem a missão de promover os Valores Olímpicos, levando a temática olímpica para o ambiente escolar e abordando habilidades sócioemocionais. Hoje, essas crianças entraram em contato direto com a Poliana e puderam aprender um pouco sobre lições positivas e benefícios da prática esportiva para suas vidas ”, disse Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB, responsável pelo programa Transforma.
 
No Espaço de Desenvolvimento Infantil Poliana Okimoto funciona a Educação Infantil e uma creche para crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses, e uma pré-escola para crianças de 4 a 5 anos. A escola fica no conjunto Otacílio Camará, conhecido como Cesarão, que já foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, com cerca de 80 mil habitantes.
 
Além da presença da atleta que dá nome á escola, as crianças assistiram a uma apresentação teatral sobre o Movimento Olímpico e receberam a visita do Ginga, mascote do Time Brasil. “Eu adorei conhecer a Poliana. Ela é muito legal e muito bonita. Ela nada muito bem, ganhou uma medalha de bronze porque chegou em terceiro lugar na Olimpíada”, disse Sophia dos Santos Oliveira, de 5 anos, encantada em conhecer a atleta que dá nome a sua escola. 
 
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Poliana acredita que o esporte tem muito a ensinar a todas as crianças do Brasil. “É muito gostoso saber que o esporte e a educação estão andando juntos aqui nessa escola. O esporte ajuda a gente a ser determinada, resiliente e disciplinada, que é algo que vou levar para o resto da vida. É com luta, com suor que a gente vai crescer. Isso eu aprendi desde cedo e é muito bom saber que essas crianças estão tendo essas lições aqui também”, afirmou Poliana Okimoto, medalhista olímpica, e agora nome de escola. 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook