Maratonista mais rápido do mundo tenta vaga olímpica em Boston | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Maratonista mais rápido do mundo tenta vaga olímpica em Boston

Atual campeão de Boston ainda não está garantido nas Olimpíadas / Foto: Getty ImagesAtual campeão de Boston ainda não está garantido nas Olimpíadas / Foto: Getty ImagesBoston - Milhares de homens e mulheres de todo o mundo estarão no estado americano de Massachussets para disputar uma das mais tradicionais corridas de rua do planeta. Em sua 116ª edição, a maratona de Boston é hoje uma das provas mais aguardadas pelos grandes atletas da modalidade. E certamente todos querem bater Geoffrey Mutai, o queniano que cravou um recorde absoluto (2h03m02), mas não homologado pela IAAF, na prova de 2011.

Mutai é, sem dúvidas, o maratonista mais rápido do mundo. Sua marca alcançada em abril do ano passado em Boston, porém, não é oficial e não foi reconhecida pela IAAF, orgão internacional que rege o atletismo. De acordo com a associação, o vento em Boston favorece os atletas, já que boa parte da maratona é em apenas uma direção. Por isso, os tempos registrados na prova não valem para o registro de recordes.

Mas para provar que não é um bom atleta apenas em Boston, Mutai correu 2h05m06 em Nova York, no fim do ano, e derrubou o recorde da prova, que vigorava há dez anos. O queniano agora tenta repetir o feito ou ao menos chegar perto do melhor tempo da história das maratonas, de 2h3m28.

Além disso, o atleta precisa mostrar seu potencial máximo, pois ainda não está garantido nas Olimpíadas de Londres, mesmo sendo o líder do Circuito IAAF de Maratonas. A federação de atletismo do Quênia levantou uma lista invejável de seis nomes, onde inclui, além de Mutai, Patrick Makau, recordista mundial e Wilson Kipsung, dono da segunda melhor marca. O país levará apenas três maratonistas entre os homens.

A maratona de Boston, que ocorre tradicionalmente na terceira semana de abril, graças ao feriado do Dia do Patriota, será realizada na próxima segunda-feira. A prova feminina tem início às 9h30 e contará com a também queniana e atual campeã Caroline Kilel, que tentará manter uma sequência de títulos. Já o primeiro batalhão dos homens sai meia hora depois, às 10h.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook