Trio brasileiro pronto para a maratona

Marilson dos Santos, Paulo Roberto Almeida e Franck Caldeira representam o país no último dia dos Jogos/ Foto: Wagner Carmo/COBMarilson dos Santos, Paulo Roberto Almeida e Franck Caldeira representam o país no último dia dos Jogos/ Foto: Wagner Carmo/COB

Londres- A prova da maratona masculina (42km195m) encerra, neste domingo, dia 12 de agosto, o atletismo nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O Brasil será representado pelo mineiro Franck Caldeira e pelos paulistas Marilson dos Santos e Paulo Roberto Almeida. Os atletas terão pela frente um circuito bem diferente do que encontram normalmente nas demais maratonas. Isso porque a organização dos Jogos decidiu fazer um traçado mais curto para valorizar alguns pontos turísticos da capital inglesa. Dessa forma, os corredores terão que passar pelo mesmo local, em alguns casos, três vezes.
 
Aos 35 anos, Marilson participa pela segunda vez da maratona nos Jogos Olímpicos. Em Pequim 2008 não terminou a prova. Para superar as possíveis diferenças climáticas de Londres e seus principais adversários, os africanos, o brasileiro e seu técnico traçaram algumas estratégias para que tudo corra bem do início ao fim.
 
“Estou preparado para qualquer temperatura para não ter uma decepção no dia da prova. A maratona está se tornando mais difícil a cada ano por diversos fatores. A hegemonia dos africanos é uma delas. Essa hegemonia se consolida a cada prova também, mas em uma Olimpíada tudo pode acontecer. Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade e fazer o meu melhor”, afirmou Marilson, oitavo colocado na Maratona de Londres deste ano, onde conquistou seu índice olímpico.
 
Sob o comando do técnico Ricardo D’Angelo, Franck Caldeira, de 29 anos, alcançou a classificação para os Jogos de Londres com o sexto lugar na Maratona de Milão, em 15 de abril deste ano. Quatro anos depois da sua estreia em Pequim 2008, quando não completou a prova, Franck está otimista quanto a um bom resultado.
 
“Desta vez quero terminar a prova, e bem. Não quero fazer prognóstico quanto ao meu tempo e a colocação final para não criar nenhuma expectativa. O importante é que chego bem preparado”, disse o vencedor da maratona nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
 
Paulo Roberto, de 33 anos, obteve por três vezes o índice olímpico em seis meses: 2h13min15s, em Amsterdã 2011; 2h11min51s em Barcelona e 2h10min23s em Padova, ambos em 2012. Em sua estreia olímpica, a expectativa é a melhor possível.
 
“Comecei a preparação para chegar ao índice na maratona há três anos, focando as meias-maratonas, melhorando meus tempos, mas sempre pensando em chegar aos 42km. Desde o começo muita gente não acreditava em mim. Mas meus resultados provam que estou no caminho certo. A cada nova maratona, o objetivo é sempre superar meu recorde.”, concluiu.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook