Carnaval sem folga para os corredores da Meia Maratona de São Paulo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Carnaval sem folga para os corredores da Meia Maratona de São Paulo

Amadores precisam se cuidar no período do carnaval / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLAmadores precisam se cuidar no período do carnaval / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - Feriado prolongado de carnaval é sinônimo de descanso para a maioria dos brasileiros, mas não para quem quer participar da sexta edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo. O evento está marcado para 4 de março, duas semanas após as festividades, e o treinamento não deve ser alterado. O objetivo é garantir o preparo adequado para enfrentar os 21 km de prova ou para o trajeto mais curto, de 5 km.

Treinador da equipe Pé de Vento, Henrique Viana lembra que é quase impossível deixar os atletas de fora da festa, inclusive os profissionais. Por isso, algumas recomendações devem ser seguidas para amenizar perda de performance.

"Recomendamos a continuidade dos treinos pelo menos em uma fase, ou pela manhã ou de tarde, para não perder o ritmo e a produtividade", comenta o treinador do terceiro colocado em 2011, Damião Ancelmo de Souza.

Além disso, o grupo de alto rendimento, já acostumado com o ritmo diferenciado das competições, sabe que existem algumas restrições para que os resultados apareçam. "Bebida alcoólica, por exemplo, nem pensar", afirma Ricardo D´Angelo, treinador da equipe BM&F/Bovespa.

Dicas para os amadores - Henrique Viana ressalta que a maioria dos corredores da prova não são profissionais, mas estão de olho no "pódio da saúde". Por isso, os cuidados devem ser redobrados para que o participante execute o percurso em boas condições físicas e a prática esportiva continue sendo benéfica para a qualidade de vida.

"Minha dica é fazer treinos mais leves, além de não abusar na hora das refeições. O maior cuidado é evitar a desidratação e fazer as reposições necessárias de nutrientes com uma alimentação, leve, a base de carboidratos e bastante líquido", diz o treinador.

Percurso mais curto é a novidade - Com a criação do trajeto de apenas 5 km, a Yescom, organizadora da prova, quer dar a oportunidade para os amadores que estão começando a correr participar de uma prova de alto nível, com estrutura idêntica às melhores do mundo.

"A Meia Maratona de São Paulo já está consolidada entre as 10 melhores provas do Brasil e aqueles que forem competir nos 5 km poderão usufruir de uma logística de primeiro nível", explica Thadeus Kassabian, diretor da Yescom.

Inscrições seguem abertas - As inscrições para a Meia Maratona Internacional de São Paulo continuam disponíveis para a prova. O procedimento pode ser feito pelo site:
www.meiamaratonadesaopaulo.com.br. O valor é R$ 65,00 e ficará congelado até 19 de fevereiro. Após o dia 20 de fevereiro a inscrição subirá para R$ 75,00. O processo termina no dia 1º de março ou até as 13 mil vagas serem preenchidas. Nos últimos anos, as inscrições acabaram antes da data limite.

Cada atleta inscrito receberá no kit o número de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores, como camiseta em poliamida, squeeze e suplementos.

A edição 2012 da prova está marcada para o dia 4 de março, com largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Além dos 21,097 quilômetros da meia-maratona, será realizada uma prova de 5km.

Os cadeirantes masculino e feminino largam às 7h10. Já a largada para a Elite feminina será às 7h15 e a Elite Masculina e os demais competidores 15 minutos depois. A prova contará com grandes nomes da elite do atletismo nacional e internacional.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook