Rosa Mota será a madrinha da 6ª Meia Maratona de Foz do Iguaçu | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Rosa Mota será a madrinha da 6ª Meia Maratona de Foz do Iguaçu

Portuguesa virá a Foz do Iguaçu / Foto: DivulgaçãoPortuguesa virá a Foz do Iguaçu / Foto: DivulgaçãoFoz do Iguaçu - A ex-maratonista Rosa Mota será a madrinha da Meia Maratona das Cataratas. Ela confirmou a vinda a Foz do Iguaçu junto com uma comitiva portuguesa, para consolidar a parceria entre a prova iguaçuense e a Meia Maratona de Douro Vinhateiro, na região de Peso da Régua. O retorno da portuguesa confirma o seu carinho pelo “Desafio mais fascinante”.

A ex-atleta afirmou ter gostado muito da corrida brasileira, desde a organização até o percurso e a chegada nas Cataratas do Iguaçu. Rosa participou do plantio de mudas no Parque Nacional na véspera da quinta edição da prova em 2011 e declarou: “Dessa forma fazemos parte do parque, sendo um bom motivo para voltar”. E com a confirmação de sua presença, ratificou a expectativa.

A participação da portuguesa no ano passado foi aprovada pelos corredores, muitos dos quais tiraram fotos e pediram autógrafos para a ex-campeã. Simpática, Rosa atendeu todos com muita atenção e revelou seu carinho pelo país: “O Brasil foi um dos primeiros países onde eu competi e onde nunca perdi nenhuma prova de estrada. É muito agradável, por causa das belezas naturais e das ligações afetivas com Portugal”.


Trajetória - A ex-atleta fez história no atletismo mundial ao vencer a primeira maratona feminina, realizada durante o Campeonato Europeu de Atletismo, em 1982, em Atenas. No Brasil, ainda é reverenciada como a maior vencedora da Corrida de São Silvestre, na qual reinou de 1981 a 1985.

Rosa Maria Correia dos Santos Mota nasceu no Porto, no dia 29 de junho de 1958. Entre as suas principais conquistas estão a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e bronze em Los Angeles (1984). Possui também um título mundial, em Roma (1987), e um tricampeonato na Maratona do Campeonato Europeu de Atletismo (1982/86/90).

O currículo da portuguesa inclui ainda o primeiro lugar nas Maratonas de Roterdã (1983), Chicago (1983 e 1984), Tóquio (1986), Boston (1987/88/90), Osaka (1990) e Londres (1991). Em 1985, o terceiro lugar na Maratona de Chicago garantiu à atleta o melhor tempo registrado por um português em provas dessa distância (duas horas, 23 minutos e 29 segundos).

Afastada das pistas desde 1992, ganhou o Prêmio Abebe Bikila pela sua contribuição ao desenvolvimento do treino de corridas de longa distância. O prêmio foi concedido no final da Corrida Internacional da Amizade, patrocinada pelas Nações Unidas, e entregue antes da Maratona de Nova Iorque. Em 2004, foi uma das responsáveis por carregar a tocha olímpica antes dos jogos em Atenas.


Inscrições - As inscrições para a 6ª Meia Maratona das Cataratas podem ser realizadas no site da competição (www.meiamaratonadascataratas.com.br), por R$ 90, até 8 de junho. Do dia 9 a 2 de julho, o valor será R$ 120.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook