Maratona de Nova York anuncia mudanças nas inscrições da prova | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Maratona de Nova York anuncia mudanças nas inscrições da prova

Segundo a NYRR, a procura pelas vagas para a corrida nova-iorquina é tão grande que algumas medidas tiveram que ser tomadas / Foto: DivulgaçãoSegundo a NYRR, a procura pelas vagas para a corrida nova-iorquina é tão grande que algumas medidas tiveram que ser tomadas / Foto: DivulgaçãoNova York - A Organização Corredores de Rua de Nova York (NYRR), anunciou que o sistema de inscrições para a prova de 2012 sofrerá mudanças. Segundo a NYRR, a procura pelas vagas para a corrida nova-iorquina é tão grande que algumas medidas tiveram que ser tomadas.

Todo grande evento tem por trás números impressionantes, “A maior de todas”, como é chamada pelos organizadores e corredores, a Maratona de Nova York é um evento que vai muito além de uma corrida de rua.

Em 2006, a Maratona de Nova York se uniu com outras quatro grandes Maratonas (Berlim, Chicago, Boston e Londres ) para formar a Wolrd Marathon Major.

Da lista das cinco grandes maratonas do World Marathon Major, a de Nova York é a única que tem a capacidade para receber o maior número de corredores, 50 mil no total. Também é a maratona que atrai o maior número de espectadores, estimados em dois milhões e meio de pessoas.

A cada ano que passa, a procura pela “maior de todas” aumenta. Em 2011, 47 mil corredores disputaram a Maratona de Nova York. O brasileiros marcaram presença, com 358 inscrições. O Brasil é o décimo-sexto país em número de corredores, e o primeiro entre os sul-americanos.

Devido a crescente popularidade da Maratona, a NYRR resolveu alterar o sistema de inscrições. A partir desse ano haverá um aumento significativo no número das vagas garantidas, (por classificação), reduzindo as vagas não-garantidas (sorteio). “Acreditamos que as inscrições não garantidas são um elemento essencial da democracia de nossa maratona e aumenta a diversidade na modalidade”, comentou a presidente e diretora executiva da NYRR, Mary Wittenberg.

Marry Wittenberg divulgou como será o sistemas de vagas garantidas:

  • Classificação por cancelamento de inscrição - Até então, o corredor que cancelasse sua inscrição de acordo com as normas de cancelamento teria uma vaga garantida na prova do ano seguinte. A regra foi mantida, mas o atleta perde tal direito se cancelar sua inscrição pela segunda vez consecutiva.
  • Classificação por não obtenção da vaga em três anos seguidos - Os fundistas que se candidatassem e não fossem sorteados para a inscrição no período de três anos consecutivos tinham o direito à inscrição garantida para o quarto ano. Essa política foi abolida, mas quem concorreu entre 2009 e 2011 terá a vaga em 2012.
  • Classificação por completar 15 Maratonas de Nova York - A norma será descontinuada em 2015. Todos aqueles que acumularem 15 Maratonas de Nova York até lá terão o direito às vagas, mesmo depois de 2015.
  • Classificação por tempos rápidos de maratona ou meia maratona - A classificação por tempo – divida por gênero e faixa etária – foi mantida, mas os índices foram alterados. Como o período de classificação para a prova de 2012 já estava aberto, os novos tempos serão válidos a partir da obtenção de vaga para 2013. Confira os quadros com os novos índices em http://www.ingnycmarathon.org/entrantinfo/Guaranteed_Entry_Guidelines.htm.

Um pouco de história - A estreia da Maratona de Nova York aconteceu em 1970. Apenas 127 corredores estiveram presentes na largada da prova e desses, 55 completaram o percurso. Na época, o custo para participar da corrida era de 1 dólar.

Inscrições - A disputa para o processo seletivo da concorrida Maratona de Nova York já começou. Os interessados de disputar a “Maior de todas” que está marcada para o dia 4 de novembro, já podem encontrar o formulário de inscrição no site do evento: http://run2012.ingnycmarathon.org/.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook