Brasileiras correm para recuperar título da Meia Maratona de SP

Sueli Pereira / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSueli Pereira / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - Em ano de Olimpíada, a Meia Maratona Internacional de São Paulo ganha importância para as mulheres do Brasil. As melhores corredoras do país chegam embaladas pela busca do índice na maratona para Londres/2012 e a prova do próximo domingo, dia 4 de Março, com largada na Praça Charles Miller, ao lado do Estádio do Pacaembu, é ideal para mostrar quem fez a melhor preparação para conquistar um lugar nos Jogos Olímpicos.

Além disso, com a velocidade em alta as brasileiras também sonham em acabar com o domínio queniano na prova. Em cinco edições da Meia de São Paulo, a vantagem é das africanas, campeãs nos últimos quatro anos, com Agnes Jepkosgei Cheserek (2011), Rumokol Elisabeh Chepkanan (2010), Angelina Mutuka (2009) e Eunice Kirwa (2008). A única vitória brasileira veio com Ednalva Laureano, em 2007.

"Sei que não será fácil vencer o percurso, mas estou preparada e confiante para ser campeã", diz Sueli Pereira, um dos destaques da elite feminina. Outras apostas brasileiras são Marily dos Santos, Conceição Oliveira, Edielza Guimarães e Cruz Nonata da Silva. Todas buscam o índice de 2h30min07s para correr a maratona olímpica. Até agora, a única brasileira que atingiu o tempo foi Adriana Aparecida da Silva, que marcou 2h29min17s, no domingo, em Tóquio, no Japão.

"Nosso foco, hoje, é no índice olímpico e a Meia de São Paulo é parte importante da preparação. Na verdade, começamos essa fase de treinos da temporada ainda em dezembro. Começamos com a São Silvestre e fomos focando em distâncias maiores. Até agora, o resultado tem sido muito bom e tenho certeza que a chance é grande de chegar ao pódio nos 21 km", diz Ronaldo Quirino, treinador e marido de Sueli Pereira, atleta da EJA/Jataí (GO), que fechou fechou 2011 com o quinto melhor tempo do Brasil nos 42km, com 2h39min10s.

Quem também chega com a preparação afiada é Cruz Nonata, melhor atleta de meias-maratonas no país em 2011 - ela marcou 1h11min50s no Rio de Janeiro, em setembro. A atleta da BM&F Bovespa vai usar sua estreia na Meia de São Paulo para provar que pode conquistar o índice ‘para Londres/2012.

"O objetivo é alcançar um bom resultado, que servirá de parâmetro para a minha campanha olímpica. Estou confiante", fala a corredora de 37 anos, que já tem sua programação no primeiro semestre pré-definida: a ideia da comissão técnica é correr os 42 quilômetros, para tentar a vaga na delegação brasileira, nas maratonas de Londres (Inglaterra) ou Roterdã (Holanda).

Inscrições - O período de inscrições para a sexta edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo está na última fase. Os atletas ainda podem fazer o processo pelo site oficial (www.meiamaratonadesaopaulo.com.br). O valor de inscrição será de R$ 75,00 até quinta-feira (1) ou se as 13 mil vagas disponíveis forem preenchidas. Nos últimos anos, as vagas acabaram antes da data limite.

A Yescom informa que há desconto de 50% no valor de inscrição para atletas acima de 60 anos. A prova terá largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Além dos 21,097 km da meia-maratona, será realizada uma prova de 5km, para iniciantes.

Os cadeirantes masculino e feminino largam às 7h10. Já a largada para a Elite feminina será às 7h15 e a Elite Masculina e os demais competidores 15 minutos depois. A prova contará com grandes nomes da elite do atletismo nacional e internacional.

Kit de participação - A entrega dos kits de participação será efetuada no dia 2 de março (das 9 às 19 horas) e no dia 3 (das 9 às 17 horas), no Ginásio do Ibirapuera, na rua Manoel da Nóbrega, 1361. Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento.

Cada atleta inscrito receberá no kit o número de peito, chip de cronometragem descartável, brindes dos patrocinadores, como camiseta em poliamida, squeeze e suplementos. Terá ainda disponível na internet o manual eletrônico. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Vencedores da Meia de SP - Masculino:
2011 - Marílson Gomes dos Santos (BRA), 1h03min10s (recorde da prova)
2010 - Giomar Pereira da Silva (BRA), 1h04min31s
2009 - Damião Ancelmo (BRA), 1h05min18s
2008 - Kipromo Mutai (QUE), 1h04min02
2007 - Mathew Cheboi (QUE), 1h06min15s

Feminino:
2011 - Agnes Jepkosgei Cheserek (QUE), 1h16min21s
2010 - Rumokol Elisabeh Chepkanan (QUE), 1h14min35s
2009 - Angelina Mutuka (QUE), 1h14min14s (recorde da prova)
2008 - Eunice Kirwa (QUE), 1h15min08
2007 - Ednalva Laureano (BRA), 1h15min13

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook