Sincronizando os Jogos Olímpicos Rio 2016

Dueto brasileiro / Foto: CBDA / Divulgação

Rio de Janeiro - Após quatro anos de espera chegou a hora de definir quem estará dentro dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no nado sincronizado. Serão cinco dias, de 2 a 6 de março próximo, no Parque Aquático Júlio de Lamare, para que 119 atletas de 32 países mostrem tudo o que treinaram todos estes anos. 
 
Os Jogos Olímpicos contarão com oito países na disputa por equipe e 24 na prova de dueto. O Brasil já está classificado como representante das Américas e país sede. Rússia, China, Austrália e Egito representarão seus continentes nas duas provas. A Federação Internacional de Natação - FINA abriu mais uma vaga por continente entre os duetos e, de acordo com este critério, também já estão classificados nesta prova Canadá, Ucrânia e Japão. Ainda não estão definidas as segundas vagas em dueto para Oceania e África. 
 
A briga promete ser quente e quem ganha é o público, com toda a plasticidade e técnica de grandes forças deste esporte no mundo. Japão, Ucrânia, Canadá, Itália e Espanha são as favoritas na guerra pelas três vagas restantes na difícil prova por equipe, que só conta com oito participantes em Olimpíadas. 
 
Entre os duetos, apesar do número maior de vagas em disputa nesta competição (14), a corrida também não será fácil. O Brasil não participará da disputa competitiva, mas fará apresentações durante a competição conforme a programação abaixo.
 
O nado sincronizado do Brasil conta com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Speedo e Universidade Estácio de Sá.
 
Países -  Argentina, Austrália, Áustria, Aruba, Bielorússia, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, Chile, Costa Rica, Coréia, Eslováquia, Espanha, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Israel, Itália, Japão, México, República Tcheca, Singapura, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão, Venezuela e Peru.
 
Programação 
 
2 de Março - Dueto Rotina Técnica 11:15 - 12:30
 
3 de Março - Dueto Rotina Livre (1ª rodada) 11:15 - 12:30
Cerimônia de premiação 13:00
 
4 de Março - Treino Oficial 07:00 - 19:00 
 
5 de Março - Equipe Rotina Técnica 11:15 - 12:00
Apresentação da equipe do Brasil 12:00
 
6 de Março - Equipe Rotina Livre 11:15 - 12:30
Apresentação do Dueto do Brasil 12:00
Cerimonia de Premiação 13:00
Dueto Rotina Livre (2ª rodada) 15:00 - 16:00
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook