Brasil vence Montenegro e se classifica em primeiro para as quartas de final

Equipe espera os resultados da rodada para confirmar adversário da próxima fase / Foto: William Lucas/Photo&GrafiaEquipe espera os resultados da rodada para confirmar adversário da próxima fase / Foto: William Lucas/Photo&Grafia

Rio de Janeiro - O Brasil fechou a fase classificatória do handebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio da melhor forma possível. A equipe venceu a quarta partida do campeonato contra Montenegro, por 29 a 23 (12 a 10 no primeiro tempo) e se classificou para as quartas de final em primeiro lugar do grupo A.
 
Com isso, espera pelos resultados do dia para conhecer o adversário da próxima fase, que deve ser Holanda ou Suécia. A próxima partida será disputada na terça-feira (16), com horário ainda a ser confirmado. 
 
O Brasil jogou bem desde o início, já dando sinais de que iria dominar a partida. Encontrou espaço na defesa de Montenegro e conseguiu abrir uma vantagem confortável já nos primeiros minutos. As adversárias buscaram uma reação e em alguns momentos chegaram a se aproximar, mas nunca o suficiente para tirar a liderança brasileira. 
 
No segundo tempo, o Brasil continuou com o jogo fluído, explorando várias opções. O técnico Morten Soubak decidiu investir na estrada de atletas que não haviam atuado tantos minutos em outras partidas e a qualidade se manteve. 
 
Segundo as próprias jogadoras, esse é um fato extremamente positivo, pois o grupo sabe que pode contar com cada uma das convocadas e não somente com a equipe titular. "Levamos esse jogo tão a sério quanto todos os outros do grupo, mas tínhamos o objetivo de jogar mais leve, com uma pressão de uma maneira diferente. Conseguimos colocar isso em quadra. Todas que estão aqui têm total importância. Somos um grupo muito fechado. Não só quem está aqui, mas também quem está fora. É importante outras meninas entrarem para terem mais tempo de quadra porque não sabemos o que vai acontecer daqui para a frente", comentou o goleira Babi, que hoje teve mais uma excelente atuação. 
 
Para ela, o Brasil entrará em um novo campeonato agora, que não permite erros e, qualquer adversário que enfrente, precisa ter atenção. "O mais importante ainda está por vir. Temos que manter o pé no chão porque agora é tudo ou nada. Se pegarmos a Holanda, podemos esperar um jogo difícil. É um time que corre muito, tem boas chutadoras. Temos que fazer nossa lição. Independente do adversário que venha, temos que estar preparadas."
 
O técnico da equipe, Morten Soubak, se mostrou feliz com o resultado, mas já pensa na próxima etapa, que será decisiva para o Brasil brigar por uma medalha dentro de casa. "Já enfrentamos Montenegro em outras ocasiões, inclusive em Londres 2012. É um time muito forte e espero que possamos repetir o que elas fizeram em 2012, jogando a final", disse o treinador referindo-se à medalha de prata conquistada pelas adversárias de hoje na edição passada dos Jogos Olímpicos. "Estamos felizes por vencer outro jogo. Agora temos que nos preparar para o que vem. Agora é um outro campeonato nas quartas de final", acrescentou. 
 
Gols do Brasil: Ana Paula (6), Alexandra (5), Fernanda (4), Tamires (3), Duda (3), Deonise (3), Samira (1), Daniela (1), Jéssica (1), Francielle (1) e Mayara (1). Gols de Montenegro: Pavicevic (6), Radicevic (4), Katarina Bulatovic (4), Mehmedovic (4), Jaukovic (2), Andela Bulatovic (1), Ramusovic (1) e Raicevic (1). 
 
Tabela e resultado do grupo A
 
Sábado (6)
Brasil 31 x 28 Noruega
Montenegro 19 x 25 Espanha 
Romênia 19 x 23 Angola 
 
Segunda-feira (8)
Espanha 24 x 27 Noruega 
Brasil 26 x 13 Romênia
Angola 27 x 25 Montenegro 
 
Quarta-feira (10)
Brasil 24 x 29 Espanha
Romênia 25 x 21 Montenegro 
Noruega 30 x 20 Angola 
 
Sexta-feira (12)
Brasil 28 x 24 Angola
Romênia 24 x 21 Espanha 
Montenegro 19 x 28 Noruega 
 
Domingo (14)
Brasil 29 x 23 Montenegro
16h40 - Noruega x Romênia 
19h50 - Espanha x Angola 
 
Terça-feira (16)
Quartas de final
 
Quinta-feira (18)
Semifinais 
 
Sábado (20)
Finais 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook