Nadal avança à semifinal no Rio após desistência de Dolgopolov

O espanhol Rafael Nadal avançou sem jogar / Foto: Deco Pires/Fotojump

Rio de Janeiro - O ucraniano Alexandr Dolgopolov sentiu uma lesão no ombro direito e desistiu de enfrentar o espanhol Rafael Nadal, em partida programada para a noite desta sexta-feira, pelas quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. 
 
Com o abandono do ucraniano, o cabeça de chave número 1 do torneio avançou à semifinal sem precisar entrar em quadra. Nadal aguarda o vencedor da partida entre o uruguaio Pablo Cuevas e o argentino Federico Delbonis. A semifinal será neste sábado, em horário a definir.
 
Dolgopolov sentiu dores no ombro na partida de duplas, na quinta-feira. Nesta tarde, no treinamento para a partida contra Nadal, as dores pioraram e ele decidiu pelo abandono. 
 
É a terceira vez na temporada que Nadal alcança uma semifinal - foi vice-campeão em Doha e semifinalista em Buenos Aires. O dono de 14 títulos de Grand Slams venceu cinco de sete jogos que havia feito com Dolgopolov, mas o ucraniano havia levado a melhor nas últimas duas vezes em que se encontraram. A final no Rio Open 2016 pode ser a centésima de Nadal na carreira, e a 56ª no saibro.
 
Nadal enfrentou Cuevas em duas oportunidades e venceu ambas, a última delas em Hamburgo, no ano passado. Contra Delbonis também são dois confrontos com duas vitórias, sendo que o último foi nas quartas de final em Buenos Aires, na semana passada.
 
Argentino na semifinal - O argentino Guido Pella foi o primeiro tenista a conquistar vaga na semifinal do Rio Open com uma vitória difícil sobre o espanhol Daniel Gimeno-Traver, que veio do qualifying. O canhoto, número 71 do mundo, venceu o 118º, de virada, por 5/7, 6/1 e 7/5. Pella foi o responsável por eliminar uma das estrelas da competição, o norte-americano John Isner, na primeira rodada.
 
O adversário de Pella na semifinal sairá do confronto entre o espanhol David Ferrer e o austríaco Dominic Thiem, programado para a rodada desta sexta-feira. Pella nunca jogou com nenhum dos dois na carreira.
 
Schiavone vence de virada e decide vaga na decisão contra croata - A italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros-2010, disputará um lugar na final do Rio Open contra a croata Petra Martic, ex-número 42 do mundo e atual 162º, neste sábado, em horário a ser definido.
 
Nas quartas de final, nesta sexta, a veterana de 35 anos venceu, de virada, a holandesa Cindy Burger, que veio do qualifying, por 3/6, 7/6 (6) e 6/3. Já Martic, responsável por eliminar a brasileira Teliana Pereira na primeira rodada, passou pela espanhola Lara Arruabarrena, cabeça de chave número 6 do torneio, por 6/4, 5/7 e 7/5.
 
Schiavone enfrentou Martic uma vez na carreira e a venceu. Foi em 2013, em Marrakesh, no caminho para conquistar o título do torneio. "Será uma partida bem difícil, porque o estilo de jogo dela combina numa quadra em que a bola quica muito. Da minha parte, gosto das condições daqui, de muito calor e umidade. Me preparei bem para jogar aqui", disse a italiana, que se sente em casa no Brasil. "O país é muito interessante, conheço outros lugares como Florianópolis e São Paulo, seria incrível conquistar o título aqui".
 
Pela chave de duplas feminina, a parceria formada pela argentina María Irigoyen e pela paraguaia Veronica Cepede Royg garantiu um lugar na final após vencer a colombiana Mariana Duque-Mariño e a alemã Tatjana Maria por 6/4, 3/6 e 11/9. Irigoyen foi campeã nas duplas na edição do Rio Open de 2014, ao lado da romena Irina-Camelia Begu. A dupla rival na decisão deste ano sairá da partida entre a francesa Alizé Lim e Schiavone e a britânica Tara Moore e a suíça Conny Perrin, programada para esta sexta-feira.
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook