Brasil empata com o Equador no primeiro dia da Copa Davis

Bellucci derrota Quiroz e iguala confronto após Rogerinho ser surpreendido por Gomez / Foto: Cristiano Andujar/CBT

Belo Horizonte - O primeiro dia do confronto entre o Time Correios Brasil e o Equador pelo Zonal Americano I da Copa Davis por BNP Paribas terminou empatado, com uma vitória para cada equipe na Arena Minas Tênis Clube. 
 
Neste sábado, a partir das 14h, entram em quadra as duplas. Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam Emilio Gomez e Roberto Quiroz, no mesmo local, em Belo Horizonte, com transmissão do Sportv 3 e do Bandsports.
 
No primeiro jogo do dia, Rogerio Dutra Silva, 90º do mundo, foi surpreendido por Emilio Gomez, 317º, por 4/6 7/5 6/0 6/4, após 2h41min de partida.
 
Para Rogerinho, que começou ganhando a partida, faltou um pouco de tudo: “Faltou sorte, eu jogar melhor... Me desordenei taticamente, ele se aproveitou disso e foi melhor nos pontos importantes da partida”.
 
“Foi uma partida difícil desde o início, mas quando quebrei o serviço no segundo set, me dei conta que poderia vencer”, observou Gomez. “Hoje ficou claro que neste tipo de competição o ranking não é decisivo. Estamos enfrentando uma grande equipe e que é amplamente favorita, mas que podemos ganhar”, acrescentou.
 
Apesar da derrota, o brasileiro diz estar preparado para a decisão no quinto jogo, no domingo, caso seja necessário. “Vou sempre dar o meu 110% em quadra para tentar dar uma vitória ao Brasil”, afirmou.
 
Em seguida, o tenista número 1 do Brasil e 49º do mundo, Thomaz Bellucci, empatou o confronto marcando o primeiro ponto do Brasil ao vencer Roberto Quiroz, 434º, por 7/5 7/6(3) 3/6 6/3, em 2h57min de partida.
 
“Entrei sabendo que ia ser difícil, que teria que estar o tempo todo concentrado, dar o meu melhor, sem dar espaço para ele. Eles jogam bem em quadra rápida e tiveram méritos de complicar para gente. O Roberto (Quiroz) jogou muito acima do que corresponde seu ranking (434º). Mentalmente me mantive firme dentro do jogo. Tive a tranquilidade de saber que o jogo era longo, que poderia perder sets, mas que no final sairia vitorioso”, analisou Bellucci.
 
O capitão do Time Correios Brasil, João Zwetsch, fez um balanço do primeiro dia: “Foram jogos duros. O Equador tem uma equipe bastante competitiva. No primeiro jogo, o Rogerinho se perdeu um pouco e depois não conseguiu voltar. A questão emocional faz muita diferença em Copa Davis. O Thomaz também teve que superar momentos difíceis dentro do jogo. O ponto veio, nos dando mais tranquilidade para amanhã. No papel, nossa equipe é melhor, mas temos que fazer valer isso em quadra”.
 
O equatoriano Quiroz lamentou por não ter conseguido aproveitar as oportunidades que teve e exaltou o nível de Bellucci. “Acho que a fé é a última que se perde e a Copa Davis, se caracteriza por grandes partidas, pode vir 2 sets acima e nada estar feito. Fui ao banheiro logo ao final do segundo set e disse a minha equipe que não tinha acabado, que teria mais para lutar, mas foi muito duro perder os dois primeiros sets, tive bastante oportunidades, mas por algo Thomaz é Thomaz e está 50 do mundo”.
 
O capitão equatoriano Raul Viver ressaltou a luta de seus tenistas e a atuação de ambos, mesmo com a derrota sofrida por Quiroz.
 
“Emilio e Roberto jogaram muito bem hoje, a mim não surpreende porque conheço eles desde pequenos, sei o que eles podem jogar e na Copa Davis eles sempre rendem um nível muito alto. Fiquei contente com os dois, o Roberto teve muitas boas oportunidades, mas Bellucci também é um grande jogador, um top 50, e conseguiu fazer a diferença nos pontos importantes e ganhar o jogo, mas foi um jogo muito equilibrado”, afirmou o capitão Raul Viver.
 
O Time Correios Brasil no confronto com o Equador é formado pelos tenistas Bruno Soares, Marcelo Melo, Rogerio Dutra Silva e Thomaz Bellucci, além dos reservas Guilherme Clezar, Orlando Luz e Marcelo Zormann. O capitão é João Zwetsch, que tem ainda na comissão técnica o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, os fisioterapeutas Paulo Roberto Santos e Otavio Kiefer, o médico Ricardo Diaz e o chefe da delegação Paulo Moriguti. Também integram a delegação os tenistas juvenis Lucas Dini, Mateus Alves e Thiago Wild, além dos técnicos Henrique Quintino, Luiz Peniza e Patricio Arnold.
 
Brasil
Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva, Marcelo Melo e Bruno Soares
Capitão – João Zwetsch
 
Equador
Emilio Gomez, Roberto Quiroz, Gonzalo Escobar e Ivan Endara
Capitão – Raul Viver
 
Programação
 
DIA 1 – sexta-feira, 15
Emilio Gomez d. Rogério Dutra Silva – 4/6 7/5 6/0 6/4
Thomaz Bellucci d. Roberto Quiroz - 7/5 7/6(3) 3/6 6/3
 
DIA 2 – sábado, 16
14h – Marcelo Melo/Bruno Soares x Emilio Gomex/Roberto Quiroz
 
DIA 3, domingo, 17
12h – Thomaz Bellucci x Emilio Gomez
A seguir – Rogério Dutra Silva x Roberto Quiroz
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook