6ª no ranking olímpico de taekwondo, Iris quer vaga em 2016

Íris Tang Sing (ao centro), durante intercâmbio na Croácia / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A meta de alcançar a sexta colocação no ranking olímpico na categoria 49kg do taekwondo foi traçada no início da temporada de 2014.
 
 
 A corrida por pontos no ranking olímpico durante todo o ano passado rendeu o resultado para a lutadora Íris Tang Sing, de 24 anos, que começou o ano na posição almejada. “Graças a Deus consegui ficar entre as três melhores no ranking mundial e na sexta colocação no ranking olímpico. Essa colocação é fruto de muito trabalho e de muitas viagens durante todo o ano de 2014, em que conquistei o ouro no Pan-Americano”, conta Íris, que é contemplada pelo programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.
 
Por ser o país-sede dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil tem quatro vagas garantidas no taekwondo, duas no masculino e duas no feminino. Íris pretende manter ou melhorar a classificação para garantir um lugar na vila olímpica do Rio fora das cotas reservadas. “O meu objetivo é manter a posição entre as seis melhores do ranking olímpico para representar o país em 2016, pois a colocação garante a vaga olímpica. Assim, não precisarei brigar com outros brasileiros pelas vagas na seletiva olímpica”, revela.
 
Repleto de competições importantes, o ano de 2015 será intenso no taekwondo. O principal desafio é o Campeonato Mundial da modalidade em Chelyabinsk, na Rússia, entre os dias 16 e 23 de julho. De 10 a 26 do mesmo mês, a lutadora disputa ainda os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. “O ano de 2014 foi muito corrido para mim e este ano não será diferente. Os meus resultados em 2015 têm que ser melhores do que os da última temporada. Neste ano eu tenho que competir muito e conquistar muitas medalhas para conseguir manter a colocação no ranking. O ano é muito importante para a minha fase de preparação para as Olimpíadas, pois temos Jogos Pan-Americanos e o Mundial”, completa.
 
Para ajudar na evolução técnica, Íris Tang Sing procurou no exterior parceria para se aprimorar tecnicamente com a melhor lutadora do mundo na categoria 49kg: a croata Lucija Zaninovic. “Aqui no Brasil existe uma carência de mulheres para os treinamentos, fazendo com que eu treine com homens, que têm características diferentes das nossas. Tenho treinos na Croácia duas ou três semanas durante o ano. São bem diferentes dos que eu faço aqui no Brasil. Os europeus são muito mais técnicos do que os brasileiros. Eu treino com a melhor lutadora do mundo na minha categoria. Assim, já percebi algumas mudanças no meu estilo de luta”, revela Íris, ao completar que a parceria vai até 2016. 
 
Mundial 2015 - Nos Jogos Olímpicos a lutadora compete na categoria 49kg. Porém, no Campeonato Mundial de 2015 Íris perderá três quilos para buscar o título na categoria até 46kg – prova não olímpica. “Meu objetivo é somar pontos no Mundial e ser cabeça de chave. Independentemente da categoria em que eu lute no mundial, o que vai valer, mesmo, serão os pontos no ranking”, diz.
 
O primeiro desafio da bolsista em 2015 será no Aberto dos Estados Unidos. A competição, no dia 23 de janeiro, vale 20 pontos no ranking mundial.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook