Ela enfrentou a mãe, saiu de casa e agora se garante na Rio 2016

Iris Tang Sing / Foto: Saulo Cruz / Exemplus / COB

Rio de Janeiro – A brasileira Iris Tang Sing, de 25 anos, é a primeira nacional a conquistar uma vaga no taekwondo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na noite de sábado, a classificação veio durante sua participação no Grand Prix Final do México, que valeu para fechar o ranking olímpico.
 
Na categoria até 49 quilos, Iris foi derrotada na estreia do torneio pela francesa Yasmina Aziez. Mesmo assim a brasileira assegurou a vaga, já que fechou o ranking entre as seis primeiras, assegurando classificação direta.
 
"Esta classificação é uma recompensa para todo sacrifício que fiz. Ao longo de minha carreira, foram várias noites sem dormir, dias que passei fome. Mas eu sempre digo que sem sacrifício não há vitória", afirmou, ao UOL Esporte.
 
Iris saiu de casa desafiando a mãe, pois queria se tornar atleta profissional de taekwondo. Os resultados já haviam aparecido neste ano, quando a atleta foi medalhista de bronze na categoria até 46kg do Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e também bronze na categoria até 49kg no Pan de Toronto.
 
Iris também foi medalha de ouro na mesma categoria do Pan nos Jogos Mundiais Militares. A atleta agora aguarda a confirmação de quem preencherá as outras quatro vagas (duas no masculino e duas no feminino) que o Brasil tem por ser país sede das Olimpíadas. A CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) definirá os escolhidos em seletiva, no ano que vem.
 
Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook