Luta olímpica já tem os primeiros classificados para a Rio 2016

O russo Roman Vlasov foi medalha de ouro na categoria até 75kg do estilo greco-romano / Foto: Martin Gabor/ United World Wrestling

Brasília- A luta olímpica mundial conheceu, na última segunda-feira (07.09), os primeiros países classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 

No primeiro dia do Campeonato Mundial 2015, em Las Vegas, Estados Unidos, 18 vagas ficaram definidas em três categorias de peso do estilo greco-romano: 66kg, 75kg e até 98kg. Os brasileiros André Felipe Feitosa, até 66kg; Ângelo Moreira, até 75kg, e Davi Albino, até 98kg, não avançaram em suas chaves. Nesta terça-feira (08.09), mais dois atletas representam o país: Diego Romanelli, na categoria até 59kg, e Eduard Soghomonyan, até 130kg.

Ângelo Moreira foi o primeiro brasileiro a entrar no tapete de lutas do Orleans Hotel e Arena, pela categoria até 75kg. O brasileiro enfrentou começou bem o combate contra Igor Besleaga da Moldávia. O mineiro abriu 4 x 0, mas Besleaga conseguiu surpreender Ângelo, levá-lo ao solo e em seguida realizar o encostamento. Como o moldávio não avançou, Ângelo ficou impedido de regressar para repescagem.
 
Na sequência, André Felipe Feitosa, na categoria até 66kg, acabou parando em Ismael Borrero Sanchez, da Espanha. Ismael venceu por superioridade técnica. O último a entrar no tapete de lutas foi o medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos Davi Albino, categoria até 98kg. Ele enfrentou o norte-americano Caylor Willians, rival contra quem Davi já havia lutado e vencido em outros campeonatos. O combate começou com o americano na frente. Willians abriu 2 x 0 com uma punição imposta pela arbitragem. Ainda no primeiro round, Davi virou a luta pra 5 x 2. No retorno do intervalo, o rival, empurrado pela torcida, conseguiu aplicar uma queda em Davi e realizar o encostamento, encerrando a luta para delírio dos torcedores da casa.
Nesta terça-feira, o Brasil volta ao tapete de lutas com mais dois atletas. Diego Romanelli, categoria até 59kg, estreia contra o atleta da Ilhas Marshall, Kemmy Betwel. Já Eduard Soghomonyan, armeno de nascimento em processo de naturalização para se tornar brasileiro, e vai enfrentar Edgar Khachatryan, também natural da Armênia. As finais começam às 22h30, no horário de Brasília.
 
Confira os pódios e os países já classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016:
Categoria até 66kg - 1º- Frank Staebler (ALE)
2º- Han Soo-Ryu (COR)
3º- Artem Surkov(RUS)
3º- Davor Stefanek  (SER)
5º- Migran Arutyunyan (ARM)
5º- Tarek Aziz Benaissa (ALG)
Categoria até 75kg
1º- Roman Vlasov (RUS)
2º- Mark Overgaard Madsen (DIN)
3º- Doszhan Kartikov (KAZ)
3º- Andrew Bisek  (USA)
5º- Saeid Morad Abdvali (IRA)
5º- Elvin Mursaliyev (AZE)
Categoria até 98kg
1º- Artur Aleksanian (ARM)
2º- Ghasem Gholamreza Rezaei (IRA)
3º- Islam Magomedov (RUS)
3º- Dimitriy Timchenko (UCR)
5º- Elis Guri (BUL)
5º- Alin Alexuc Ciurariu (ROM)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Lutas Associadas
Ascom – Ministério do Esporte
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook