Jordan Burroughs recupera título e Taha Akgul é bicampeão

Mesmo com um corte no olhor, Jordan Burroughs comemora terceiro título mundial/ Foto: Martin Habor/ United World Wrestling

Estados Unidos - O Campeonato Mundial de Wrestling 2015 chegou ao fim neste sábado (12/09) no Orleans Arena e Hotel com mais performances incríveis dos principais wrestlers do mundo e mais 18 países classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 

 O americano Jordan Burroughus recuperou o título que lhe escapou em 2014, quando competiu sem estar em suas melhores condições. Burroughs campeão olímpico em Londres, chegou ao tricampeonato mundial em 2015. Outro que voltou ao posto mais alto do pódio é o turco Taha Akgul da categoria até 125kg, campeão em 2014.  O georgiano Vladimir Khinchegshvili completou a lista de campeões do dia com uma grande virada na categoria até 57kg.

Na categoria até 57kg, uma das mais disputadas da competição, Vladimir Khinchegshvili da Geórgia conquistou seu primeiro mundial sênior sobre o iraniano Hassam Rahimi em uma virada espetacular. O placar apontava 4 a 1 para Hassam restando apenas 30 segundos para o fim da decisão. Khinchegshvili diminuiu para 4 a 3 e restando 15 segundos para o fim do combate, passou para as costas de Rahimi e garantiu a medalha de ouro. O Brasil foi representado na categoria pelo sergipano Uziel Júnior que não avançou na chave.
 
Já na categoria até 74kg, os americanos vibraram a cada vitória de Jordan Burroughs. Na edição de 2014, Burroughs, machucado, caiu nas semifinais diante do russo Dennis Tsargush. Mas em 2015, no melhor da forma física e técnica não deu chances para os rivais. Na final, Burroughs encarou o azarão Unurbat Purevjav, da Mongólia e venceu por superiodade técnica. A luta teve um momento curioso. Em uma ação os árbitros chegaram a validar uma queda de quato pontos do atleta mongol. No entanto, após o desafio e o replay do video, os pontos não foram consignados para Purvjav e Burroughs ainda ganhou mais dois, abrindo vantagem de seis pontos, antes de encerrra o combate em 10 a 0. O brasileiro Pedro Rocha chegou a estar na frente do mexicano  Cristian Flores, mas acabou sendo superado por 5 a 2, e não foi repescado.
 
O último ouro da competição ficou com o turco Taha Akgul. Depois da complicada luta nas oitavas-de-finais, quando superou o armênio Levan Berianidze por 4 a 2, Akgul foi derrotando um a um dos adversários, inclusive o russo Bilyal Makhov, já contratado para lutar no Ultimate Fighting Championship (UFC) para lutar artes marciais mistais. Na final, mais uma grande luta do bicampeão que venceu por superioridade técnica (10 a 0) Jamaladdin Magomedov, do Azerbaijão. O Brasil foi representado pelo carioca Hugo Cunha, que foi superado pelo japonês Nobuyoshi Arakida na estreia, também por superiodade técnica (10 a 0).
 
Por conta da realização dos Jogos Olímpicos em 2016, o Campeonato Mundial de Wrestling só volta a ser realizado em 2017. A próxima chance de garantir vagas nos Jogos Olímpicos acontece a partir de março  de 2016 com as eliminatórias continentais. A primeira é justamente a qualificatória pan-americana de 04 a 06 de março, em Frisco, também nos Estados Unidos.
 
Confira os países que garantiram as últimas dezoito vagas ofertadas no Campeonato Mundial de Wrestling 2015
 
Categoria até 57kg
1º lugar – Vladimir Khinchegashvili (GEO)
2º lugar – Hassam Rahimi (IRI)
3º lugar – Victor Lebedev (RUS)
4º lugar – Bekhbayar Erdenebat (MGL)
5º lugar – Hak Jin Jong(PRK) 
5º lugar – Artas Sanaa (KAZ)
 
Categoria até 74kg
1º lugar – Jordan Burroughs (USA)
2º lugar – Unurbat Purevjav (MGL)
3º lugar – Aniuar Geduev (RUS)
3º lugar – Narsingh Yadav (IND)
5º lugar – Alireza Ghasemi (IRI)
5º lugar – Zelimkhan Khadjiev (FRA)
 
Categoria até 125kg
1º lugar – Taha Akgul (TUR)
2º lugar – Jamaladin Magomedov (AZE)
3º lugar – Bilyal Makhov (RUS)
4º lugar – Geno Petriashvili (GEO)
5º lugar – Levan Berianidze (ARM) 
5º lugar – Chuluunbat Jargaksaikhan (MGL)
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook