A um ano da Rio 2016, FEI VET Course teve ótima participação

John McEwen, diretor veterinário da FEI, no centro das atenções / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Com a chegada dos Jogos Rio 2016, o momento do FEI VET Course -  organizado pela Federação Equestre Internacional (FEI) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) - não poderia ter sido mais oportuno. O evento em 16 e 17/5,no WTC São Paulo Sheraton Hotel, reuniu cerca de 130 médicos veterinários em atividade no hipismo clássico no país, além de juizes, stewarts e voluntários Rio 2016 totalizando 150 pessoas a cada dia.
 
O palestrante principal foi o britânico John McEwen, formado pela Glasgow University em 1969, com 41 anos de vasta experiência em diversas áreas veterinárias e especialista em cavalos de competição, diretor veterinário da Federação Equestre Britânica e presidente do Comitê Veterinário da FEI. Thomas Wolff, diretor veterinário da CBH e presidente da comissão veterinária dos Jogos Olímpicos Rio 2016, integrou a relação de palestrantes e esteve frente ao comitê organizador ao lado de seu filho Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports & Marketing, trazendo a experiência de dez eventos veterinários no país com destaque para o 11º Congresso da World Equine Veterinary Association (WEVA 2009).
 
O FEI Vet Course teve como objetivo fomentar e atualizar o conhecimento aos veterinários já credenciados junto à entidade, além de ser passagem obrigatória para os candidatos a Official e Treating Vets, que atuam em competições hípicas como salto, adestramento, CCE, enduro e rédeas, entre outras modalidades. "A cada quatro anos, o médico veterinário precisa fazer o curso da FEI para se manter credenciado junto entidade", explica Thomas Wolff. "O curso foi muito positivo atraindo a atenção de todos desde a primeira a última palestra. Nossas expectativas para os Jogos Rio 2016 são as melhores possíveis", acrescenta Woff que integrou a equipe veterinária dos Jogos Equestres Mundiais 2014 e foi o indicado da FEI para presidência a comissão veternária nos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul. "Como filho a indicação de meu pai é um orgulho que não dá para mensurar e, sem dúvida, resultado de uma vida de trabalho, ética e competência", disse Fábio.
 
Entre outros temas de interesse foram abordados: a estrutura da FEI, as alterações do Regulamento Veterinário, as obrigações de um Veterinário Delegado FEI, a inspeção veterinária, os traumas ortopédicos nos cavalos atletas e o tratamento dos animais em competição.
 
John McEwen se mostrou satisfeito com o evento. "Foi muito bom, tivemos uma discussão consistente de diversas questões da FEI e o mais importante também é o feedback do grupo de veterinários brasileiros e vice versa", disse John McEwen. "Nosso objetivo também é harmonizar e padronizar a conduta veterinária nos eventos. O suporte da comunidade ao bem-estar dos cavalos também é crucial para todas as disciplinas", acrescentou o diretor veterinário FEI, que também atua na organização World Horse Welfare há mais de 15 anos e representa a OIE (World Organisation for Animal Health) especializada em transporte de cavalos e a International Horse Sports Confederation (IHSC). Agora McEwen planeja retornar ao Brasil em agosto durante o evento teste em Deodoro, no Rio, sede do hipismo nos Jogos Rio 2016.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook