Seleções de Japão e Coreia do Sul garantem vaga no futebol olímpico

Harakawa bateu firme para fazer o gol da vaga olímpica para o Japão / Foto: Getty ImagesHarakawa bateu firme para fazer o gol da vaga olímpica para o Japão / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Quatorze dos 16 times que vão disputar o futebol masculino nas Olimpíadas do Rio de Janeiro estão definidos. A lista ganhou nesta terça-feira os dois primeiros dos três representantes asiáticos. Na semifinal do Pré-Olímpico do continente, o Japão bateu o Iraque por 2 x 1 e a Coreia do Sul superou o Qatar por 3 x 1. Japoneses e coreanos carimbaram o passaporte para o Rio e decidem o torneio Sub-23 da Ásia no próximo sábado, a partir das 12h30 (de Brasília). Qatar e Iraque, por sua vez, jogam as últimas fichas na disputa de terceiro lugar agendada para sexta-feira. Quem se sair melhor leva a última vaga da Ásia.
 
O gol que garantiu os japoneses na decisão saiu nos acréscimos da segunda etapa, aos 48 minutos. Harakawa acertou um chute preciso que definiu o placar. Antes, Kubo havia aberto o marcador e Natiq, após cobrança de escanteio, empatara para os iraquianos. No outro duelo, Ryu Seung-woo, Kwon Chang-hoon e Moon Chang-jin fizeram os gols sul-coreanos. O Qatar marcou com Ahmed Alaa. 
 
Anteriormente, já haviam conquistado o direito de disputar o pódio olímpico as seleções de Brasil (país-sede), México, Honduras, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia, Fiji, Argélia, África do Sul e Nigéria. A última vaga sairá de uma repescagem envolvendo Estados Unidos, bronze no Pré-Olímpico das Américas do Norte e Central, e Colômbia, vice-campeã na América do Sul. Os mexicanos são os atuais campeões. Nos Jogos de Londres, em 2012, eles levaram a melhor sobre o Brasil por 2 x 1 na final do torneio. 
 
O futebol nos Jogos de 2016 será disputado em seis cidades. Além do Rio de Janeiro, haverá partidas em Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. As 16 equipes são divididas em quatro grupos, cada um com quatro seleções As duas melhores em cada chave seguem para as quartas-de-final, quando começa a fase de mata-mata. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook