Colômbia vence EUA e fica com a última vaga no futebol no Rio 2016

Roger Martínez decidiu a classificação colombiana com dois gols contra os norte-americanos / Foto: Getty Images

EUA - A seleção brasileira de futebol masculino conheceu o último concorrente ao ouro olímpico na terça-feira (29.03), quando a Colômbia venceu os Estados Unidos por 2x1 e conquistou a última vaga para os Jogos Rio 2016. Após o empate por 1x1 no jogo de ida, em Barranquilla, na sexta-feira (25.03), os colombianos conseguiram o triunfo no Texas (EUA) com dois gols do atacante Roger Martínez, de 21 anos.
 
O herói da classificação não havia jogado em Barranquilla, mas na volta foi fundamental. Martínez colocou a Colômbia à frente no marcador aos 30 minutos do primeiro tempo, corrigindo um chute de Andres Roa que iria para fora. Um gol contra de cabeça do zagueiro Déiver Machado, deixou tudo igual aos 11 minutos do segundo tempo. Sete minutos depois, no entanto, Martínez marcou novamente, depois de matar com categoria um chute de Machado.
 
Com o 2x1 no placar, os estadunidenses ficaram em situação dramática, precisando de dois gols para obter a classificação. Mas Luis Gil foi expulso após levar o segundo cartão amarelo, aos 32 minutos do segundo tempo, e Matt Miazga tomou o vermelho aos 45, por cometer falta em Christian Borja, que avançava com ótimas chances de marcar.
 
"Mostramos em campo a qualidade de nossos jogadores, que não deixaram de acreditar depois do resultado desfavorável na ida. Sabíamos que poderíamos conseguir", disse o técnico colombiano Carlos 'Piscis' Restrepo.
 
A Colômbia, que não participa da disputa olímpica no futebol masculino desde os Jogos Barcelona 1992, se junta a Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Portugal, Fiji, México, Honduras, Nigéria, Argélia, África do Sul, Japão, Coréia do Sul e Iraque na lista dos 16 classificados para a competição, que será realizada no Rio de Janeiro, em Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.
 
O sorteio dos grupos será no Maracanã, em 14 de abril, com definição das quatro chaves (os dois primeiros de cada uma avançam às quartas de final). O torneio feminino, que também terá grupos defininidos na mesma data, teve sua lista de seleções classificadas (que também inclui a Colômbia) fechada no começo de março, quando a Suécia conquistou a 12ª vaga.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook