Poemas de Drummond e voo de helicóptero marcam o 10º dia do Revezamento da Tocha

Chama Olímpica passa pelos municípios de Naque, Coronel Fabriciano e Itabira / Foto: Divulgação/Imprensa Rio

Minas Gerais - A viagem da chama Olímpica segue por Minas Gerais no décimo dia de Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
 
Nesta quinta-feira, dia 12, o dia do comboio começará em Naque, passará por Coronel Fabriciano e terminará em Itabira percorrendo cerca de 230 quilômetros. Nas três cidades, mais de 80 condutores participarão do revezamento. Em Itabira, os condutores vão percorrer as ruas com uma trilha sonora diferente: crianças irão declamar poemas de Carlos Drummond de Andrade.
 
Naque é o primeiro destino do dia. O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 começa na Avenida Ailton Sperandio e termina na Praça da Igreja de Santo Antônio, com uma apresentação de dança que vai reunir jovens e idosos. Alunos da Escola Estadual Dom Hermínio Malzone Hugo e da Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra preparam uma coreografia especial em parceria com o grupo da terceira idade Viva Bem.
 
A chama Olímpica – bem guardada na lanterna de segurança - vai fazer mais um passeio de helicóptero. Desta vez será em Coronel Fabriciano, com um voo sobre a Serra dos Cocais.  Dentro da cidade, o percurso vai seguir por ruas do Centro e do bairro Santa Helena. No caminho da tocha Olímpica estão quatro bens tombados pelo município: a Igreja Matriz de São Sebastião, o Colégio Angélica, o Sobrado dos Pereira e a Catedral de São Sebastião. O antigo Sobrado dos Pereira, localizado à Rua Pedro Nolasco, construído em 1928, é a edificação mais antiga do Vale do Aço.
 
Uma série de manifestações culturais está programada para a cidade, como a participação da Marujada do Cocais, da fanfarra da Escola Municipal Argeu Brandão e de grupos de percussão. A cidade prepara também um tradicional tapete de serragem – muito comum nas festas de Corpus Christi - com temas Olímpicos. No final do revezamento, na Praça da Estação, está prevista uma apresentação do balé especial da Educação Integral e shows musicais com as bandas Mesas 3 e Rock in Trio.
 
Itabira, terra de Carlos de Carlos Drummond de Andrade, será a última cidade do dia a receber o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O comboio percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade e em seu caminho está a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que ganhou no foyer o Espaço Tocha Olímpica. Lá estão expostos trabalhos – desenhos e réplicas da tocha em material reciclado - confeccionados por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Itabira.
 
A tocha Olímpica vai também ao Pico do Amor. No caminho, passará pelo Memorial Carlos Drummond de Andrade – espaço assinado por Oscar Niemeyer inaugurado em 1998 -, onde crianças de 6 e 7 anos, caracterizadas como o poeta e integrantes do Programa Drummonzinhos, irão declamar textos do escritor itabirano.
 
Antes de chegar à cerimônia de celebração na Avenida Mauro Ribeiro, a tocha Olímpica vai ainda ao Parque do Areão para encontrar a locomotiva, que ilustra “O Maior Trem do Mundo” um dos poemas mais conhecidos de Drummond.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook