Pinheiros conquista mais um título de Troféu Brasil Interclubes de Judô

Com 16 medalhas, sendo nove pódios no masculino e sete no feminino, equipe pinheirense foi campeã absoluta na competição / Foto: Divulgação CBJ

Minas Gerais - Neste fim de semana, nos dias 7 e 8, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) reuniu, na arena do Minas Tênis Clube, mais de 400 judocas brasileiros para a 16ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Judô. Considerado um dos maiores eventos nacionais da modalidade, a competição contou com importantes nomes do judô, com seis medalhistas olímpicos, sendo dois do Pinheiros: Rafael Silva (+100 kg) e Leandro Guilheiro (81 kg).
 
O judô é uma das modalidades mais tradicionais do Pinheiros, origem de quatro das 12 medalhas olímpicas do Clube (Douglas Vieira: prata em 1984; Leandro Guilheiro: bronze em 2008; Rafael Silva: bronze em 2012 e 2016). Mantendo a tradição desse esporte no Clube, o Pinheiros ficou em 1º lugar no quadro de medalhas no masculino e no feminino e foi o campeão da disputa interclubes. No total, foram 16 pódios para o Pinheiros: 7 ouros, 5 pratas e 4 bronzes.
 
Responsável por um dos ouros que o Pinheiros conquistou no Troféu, Leandro Guilheiro conta que a vitória ainda teve um “gostinho especial” para ele. “Foi um passo importante para o meu recomeço. Meu ciclo olímpico passado foi conturbado por conta de lesões sérias, muito tempo afastado dos tatames e falta de continuidade nos treinos. Com apoio da comissão técnica e da diretoria do Pinheiros, optei em recomeçar do zero, fortalecendo e preparando o meu corpo por oito meses até, finalmente, voltar a competir. Por isso vejo este resultado como um marco para o meu reinício”.
 
Um dos judocas mais experientes da equipe pinheirense, Guilheiro também falou da importância da competição. “O Troféu Brasil sempre foi uma porta de acesso para que os atletas tentem uma vaga na Seleção Brasileira. Só por isso a competição já vale muito. Para os clubes, é o momento de se testarem e competirem entre si”.
 
Campeã na categoria médio (-70kg) feminino, Bárbara Timo também teve um “recomeço” neste ano. A atleta carioca trocou de clube e passou a defender o Pinheiros no início de 2017.
 
“Me mudar para São Paulo foi uma decisão difícil, pois nunca tinha saído de casa (RJ) e muitos falavam que por ser carioca não iria me adaptar a São Paulo, mas essa mudança foi a melhor decisão que tomei para meu rendimento. Estou tendo o melhor ano da minha vida profissional. Fui campeã da Universíades, campeã paulista, campeã do Grand Prix de Zagreb e agora campeã do Troféu Brasil Interclubes”.
 
A judoca também reforça a importância das competições interclubes. “Acho até que deveria ter mais, pois esse é o momento que podemos defender e levantar a bandeira do nosso clube. Já estou animada para o Grand Prix Nacional de Clubes, em novembro”, completa Bárbara.
 
Confira os resultados obtidos pelo clube na competição:
 
LIGEIRO
Masculino
Phelipe Pelim – ouro
Eric Takabatake – prata
 
Feminino
Gabriela Chibana – prata
 
MEIO LEVE
Masculino
Charles Chibana – ouro
 
Feminino
Eleudis Valentim – bronze
 
LEVE
Masculino
Rafael Freitas – bronze
 
MEIO MÉDIO
Masculino
Leandro Guilheiro – ouro
Eduardo Santos – prata      
 
MÉDIO
Feminino
Bárbara Timo – ouro
Anne Carmo – bronze
 
MEIO PESADO
Masculino
Gabriel Souza – bronze
 
Feminino
Samanta Soares – ouro
 
PESADO
Masculino
Jonas Inocêncio – ouro
Rafael Silva – prata
 
Feminino
Beatriz Souza – ouro
Maria Altheman – prata
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook