Judoca Daniel Cargnin e campeão Mundial Júnior em Zagreb

Brasileiro do meio-leve (66kg) derrotou Artyom Shturbabin, do Uzbequistão, para conquistar o ouro nesta quinta-feira, 19 / Foto: Divulgação/CBJ

Croácia - O meio-leve Daniel Cargnin é o mais novo campeão mundial júnior do Brasil. Nesta quinta-feira, dia 19, o brasileiro derrotou o usbeque Artyom Shturbabin por um waza-ari na final do Campeonato Mundial Sub 21, disputado em Zagreb, na Croácia, para conquistar a primeira medalha do Brasil na competição.
 
Cargnin soma duas medalhas em Mundiais Júnior, já que foi bronze em Abu Dhabi 2015. Seu caminho até a final começou com vitória por um waza-ari sobre Karo Marandian, da Ucrânia. Na sequência, derrotou o argentino Minoru Tamashiro por ippon e Somon Makhmadbekov, do Tajiquistão, também por waza-ari.
 
Na semifinal o brasileiro forçou duas punições - uma no golden score - ao georgiano Bagrati Niniashvili para chegar à sua primeira final de Mundial Júnior.  Na decisão, Cargnin começou mais agressivo, forçando duas punições a Shturbabin e pontuando com um waza-ari a 14 segundos do fim do combate. Ainda sofreu outras duas punições, mas segurou a vantagem na pontuação para sagrar-se campeão.
 
Neste ano o Brasil teve campeões mundiais em todas as classes de idade. Aldi Oliveira (50kg) foi campeão mundial juvenil (Sub 18), Cargnin campeão Júnior (Sub 21) e Mayra Aguiar (78kg) foi campeã mundial sênior. 
 
Agenda - Campeonato Mundial Júnior 2017
 
Quarta-feira, 18
Laura Ferreira (44kg)
Larissa Pimenta (48kg)
Bruno Watanabe (55kg)
Robson Penna (60kg)
Kainan Pires (60kg)
 
Quinta-feira, 19
Maria Taba (52kg)
Jéssica Lima (52kg)
Kamilla Silva (57kg)
Ketleyn Nascimento (57kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Jeferson "Bomba" Santos Jr (73kg)
David Lima (73kg)
 
Sexta-feira, 20
Ellen Santana (70kg)
Tiago Pinho (81kg)
Daniel Andrade (90kg)
 
Sábado, 21
Sarah Chaves (+78kg)
Beatriz Souza (+78kg)
William Souza Jr (100kg)
Arthur Barboza (+100kg)
 
Domingo, 22
Competição por Equipes Mistas
 
Horários 
Preliminares - 6h*
Bloco final (repescagem, semifinal e medalhas) - 13h*
*horário de Brasília
 
Transmissão ao vivo - www.ippon.tv ou www.live.if.org
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook