Hamamatsu será a casa do judô brasileiro em Tóquio 2020

COB e CBJ fecharam parceria com japoneses para aclimatação da seleção olímpica / Foto: Divulgação/CBJ

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) deram mais um passo no planejamento rumo aos Jogos Tóquio 2020 e estabeleceram a cidade japonesa de Hamamatsu como base da seleção brasileira de judô para a aclimatação olímpica.
 
Nesta terça-feira, dia 6, uma delegação com 19 atletas e a comissão técnica da equipe adulta embarcou para Hamamatsu para conhecer e fazer os primeiros testes nas instalações esportivas que atenderão à seleção no período pré-Jogos. O objetivo é manter a mesma estratégia adotada nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, quando a equipe olímpica concentrou-se em Sheffield e Mangaratiba, respectivamente, para os últimos treinamentos antes das competições olímpicas.
 
Essa primeira visita servirá também para testar a logística, como tempo e meios de transporte de Hamamatsu até Tóquio, além de testes com hospedagem, instalações esportivas e alimentação. A equipe chega à Hamamatsu na quinta-feira, dia 8, e parte para treinamentos em Tóquio na segunda-feira, dia 12.
 
As negociações com Hamamatsu começaram em 2015, quando representantes da cidade contataram a CBJ. Em 2016, dirigentes brasileiros receberam o prefeito Yasutomo Suzuki na sede do COB, no Rio de Janeiro, e em novembro do mesmo ano a CBJ enviou uma comitiva à cidade para vistoriar as instalações.
 
"Vimos muitas vantagens na cidade, como o fato de terem uma grande comunidade brasileira, a maior do Japão. Isso traz facilidades, principalmente, em relação à alimentação. A comunidade local também é muito unida e disposta a nos ajudar. Vamos tentar fazer uma pré-seleção de atletas locais para apoiarem os treinos da seleção brasileira no período em que ficarmos em Hamamatsu na aclimatação para os Jogos Olímpicos. Então, não vão faltar feijão e bons treinos para os nossos atletas", explica Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ. 
 
A programação da seleção brasileira nessa primeira estada em Hamamatsu inclui reuniões com autoridades locais, visita dos atletas à escolas públicas e treinos com judocas japoneses. Em Tóquio, a equipe manterá a rotina de treinos técnicos no período de 12 a 21 de junho. Está prevista também uma visita às obras das instalações olímpicas, como a Nippon Budokan, arena que receberá as competições de Judô em 2020.
 
Atletas convocados para o treinamento de campo em Hamamatsu/Tóquio:
 
Seleção Masculina
Eric Takabatake 60kg
Daniel Cargnin 66kg
Charles Chibana 66kg
Eduardo Barbosa 73kg
Eduardo Yudy Santos 81kg
Rafael Macedo 90kg
Rafael Buzacarini 100kg
Leonardo Gonçalves 100kg
Rafael Silva +100kg
Ruan Isquierdo +100kg
 
Seleção Feminina
Stefannie Arissa Koyama 48kg
Erika Miranda 52kg
Jéssica Pereira 52kg
Rafaela Silva 57kg
Mariana Silva 63kg
Maria Portela 70kg
Samanta Soares 78kg
Maria Suelen Altheman +78kg
Beatriz Souza +78kg
 
Programação:
06 de junho - Embarque aéreo
08 de junho - Chegada à Hamamatsu
08 a 12 de junho - Treinamento em Hamamatsu
12 a 21 de junho - Treinamento em Tóquio
22 de junho - Retorno
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook