Crise: governo atrasa pagamento de 6.600 atletas

Crise financeira já afeta atletas / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – A crise econômica que assola o país atinge também agora os atletas, beneficiados pelo programa do governo federal Bolsa Atleta, que paga, mensalmente, um subsídio em dinheiro para atletas de alto rendimento de modalidades olímpicas.
 
A oito meses do início dos Jogos Olímpicos, segundo o blog do José Cruz, apenas cinco das doze parcelas previstas para 2015 foram pagas, o que equivaleria a um total de R$ 50 milhões. A dívida, de responsabilidade do Ministério do Esporte, deverá ser paga quando os recursos forem liberados pelo Ministério da Fazenda.
 
Ao todo, 6.600 bolsistas estão na fila da espera pela bolsa. Os valores, ao que tudo indica, estão “empenhados”, ou seja, já estão previstos no orçamento e serão pagos, só não se sabe quando, porque os recursos não estão ainda disponíveis.
 
Segundo o blog em questão, uma fonte do governo ligada ao planejamento disse que a “Esplanada está sem dinheiro”, referindo-se à Esplanada dos Ministérios, onde os principais órgãos públicos ligados ao governo federal estão instalados.
 
 “O pagamento das parcelas restantes depende da disponibilidade orçamentária do mês. Até o momento não foi liberado o recurso para efetuarmos o pagamento. Solicitamos que aguarde e acompanhe por sua área restrita”, traz um comunicado do Ministério do Esporte enviado como justificativa aos bolsistas.
 
Outra nota dá conta de que “é bem provável que as 12 parcelas não saiam este ano”, o que poderia prejudicar os atletas brasileiros na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook