Quenianos vencem Circuito Longevidade em Rio Preto

Kiprop Mutai foi o primeiro entre os homens/ Foto: DivulgaçãoSão José do Rio Preto - Os atletas Kiprop Mutai e Maurine Kipchumba, do Quênia, lideraram os pelotões masculino e feminino, respectivamente, do início ao fim do percurso de 6k da corrida do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.

A prova foi realizada na manhã deste domingo, 6 de maio, no Parque da Represa, em São José do Rio Preto, e reuniu cerca de mil corredores. Os quenianos repetiram na cidade o feito de seus conterrâneos Nicholas Keter e Dorcas Kiptaurus no ano passado.

O segundo lugar foi bastante disputado nesta etapa. Carlos Antônio dos Santos duelou durante vários minutos com Ederson Pereira (terceiro lugar) e David Benedito de Macedo (quarto lugar) até conquistar a colocação. Israel dos Anjos foi o quinto colocado.

Entre as mulheres, Tatiele de Carvalho manteve com certa tranquilidade a segunda colocação ao longo da corrida. Joziane da Silva Cardoso, que ficou em terceiro lugar, repetiu a mesma posição no pódio da etapa realizada em Rio Preto em 2011.

As irmãs gêmeas Valéria Sanches Prieto e Valkiria Sanches Prieto, bastante assíduas nas provas do Circuito da Longevidade, foram a quarta e quinta colocadas no pódio feminino.

Apesar da vitória folgada, Mutai elogiou os adversários. "O Circuito sempre tem atletas muito bons, é preciso ficar atento para vencer". Para Maurine, o percurso exigiu muita velocidade. Tatiele, a segunda colocada, estava muito satisfeita com sua colocação. "Foi uma prova com um nível muito alto", disse.

Caminhada em prol da qualidade de vida - Cerca de duas mil pessoas participaram, após a corrida, da caminhada de 3k no entorno da represa de Rio Preto. "O município mais uma vez deu mostras de que sua população se preocupa de forma crescente com a qualidade de vida", afirmou o prefeito Valdomiro Lopes, que prestigiou o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.

Esta foi a quinta vez que Rio Preto integrou o evento. "A prova já se tornou uma tradição na cidade e tem sido um estímulo para muitas pessoas praticarem atividade física", completou Lopes. Ao lado da primeira-dama, Eliana Lopes, ele recebeu a doação simbólica da renda obtida com as inscrições no evento. A verba será destinada aos projetos da Escola Viva Beatriz, ligada ao Fundo de Solidariedade.

No palco do evento, homenagens e apresentações - Os competidores mais idosos da corrida, Elaine Martinez, de 72 anos, e João de Moura Bezerra, de 81 anos, foram homenageados com troféus. "Comecei a correr depois que me aposentei como ferroviário, aos 50 anos. Minha saúde é muito melhor hoje do que naquela época”, revelou Bezerra, que completou a prova de 6k em 42 minutos. Também receberam homenagens os mais longevos da caminhada: Ivone Tridico, de 84 anos, Sebastião Francisco de Souza, de 76 anos, e Nildo Guerzoni, de 82 anos.

O grupo de percussão e dança flamenca da Escola Viva Beatriz fez uma apresentação para o público presente no Parque da Represa. Eles mostraram um trabalho com instrumentos de diversos estados do Brasil.

Alunos de dança do Sesi e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também fizeram apresentações. O Circuito da Longevidade, criado em 2007, conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. Até o momento, já mobilizou mais de 170 mil pessoas, participando das corridas e caminhadas.

No dia 20 de maio será a vez de Campinas receber o evento que, este ano, conta com um diferencial importante em todas as etapas: um equipamento que faz, gratuitamente, uma avaliação completa das condições físicas dos participantes. Mais informações podem ser obtidas no site corridadalongevidade.com.br.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook