Líderes do ranking defendem o Brasil no Circuito Caixa

José Márcio Leão, líder do ranking / Foto: Luiz Doro / adorofoto Uberlândia - A primeira prova noturna do Circuito de Corridas Caixa, em Uberlândia, contará com dois estreantes no posto de líderes do ranking brasileiro de corredores de rua. José Márcio Leão e Roselaine de Souza Silva, as mais jovens apostas do Cruzeiro, clube mineiro de atletismo, chegam ao Triângulo Mineiro, sábado, dia 12 de Maio, com a responsabilidade de defender o Brasil diante dos adversários africanos. A segunda etapa da competição terá largada às 18 horas, no Parque do Sabiá, e percursos de 5 km e 10 km.

Novatos na equipe (Leão veio do "Expressinho", time B do Cruzeiro, para o grupo principal em 2011, e Roselaine fez o mesmo caminho nesta temporada), os dois contam com uma experiência que será importante em Uberlândia. Leão venceu a Meia Maratona de Fortaleza, em abril, superando o queniano Joseph Kachapin Aperumoi, enquanto Roselaine foi a vice-campeã na competição, também à frente de uma queniana, Maurine Jelagat Kipchumba. Os dois africanos estarão na prova do Circuito Caixa, dominada por atletas desse continente desde 2009, com os compatriotas Jackyne Chemwek e Kiprop Mutai.

"O que eu projeto para todos os fundistas do Cruzeiro é que façam história no atletismo brasileiro. O Leão e a Roselaine são atletas muito bons, com potencial para ir longe. Só depende deles", ressalta Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro. De acordo com Minardi, os dois estão treinando forte para a prova de Uberlândia. "Não dá para afirmar que eles vão ganhar, mas os dois têm grandes chances de ir ao pódio."

Roselaine marcou sua estreia como titular do Cruzeiro, com um ótimo desempenho na etapa de abertura do Circuito Caixa, em Goiânia, em 1º de abril. Melhor brasileira na prova e terceira colocada na classificação geral, a paulista de Caraguatatuba surpreendeu veteranas como Conceição Oliveira e Maria Zeferina Baldaia. Ex-jogadora de futebol, a fundista vai se dedicar às provas do Circuito, nesta temporada, e lutar para permanecer entre as dez melhores do País. Atualmente na liderança, Roselaine soma 59 pontos.

Leão é outro que vive um ótimo momento. O pernambucano já se destacou em 2011, na estreia na equipe principal, ao vencer Giomar Pereira na etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa. Neste ano, foi terceiro na etapa de abertura, em Goiânia, e venceu a Meia Maratona de Fortaleza, chegando pela primeira vez à liderança do ranking brasileiro, com 73 pontos. A meta de Leão, para este ano, é manter o primeiro lugar entre os melhores fundistas do País.

Além do duelo com os africanos, os dois fundistas do Cruzeiro têm ainda outro desafio em Uberlândia. Se superarem os tempos de Joseph Kibiwott Ngetich (29min31, de 2009) e Eunice Kirwa (33min30, de 2011), eles ganharão o prêmio extra para o recorde da prova, de R$ 1.500,00.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook