EUA carimbam passaporte para o Brasil no basquete em 2016

Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, Kyrie Irving marcou 26 pontos na decisão contra a Sérvia / Foto: FIBA

Rio de Janeiro - Dona de 14 medalhas de ouro Olímpicas, a seleção masculina de basquetebol dos Estados Unidos estará nos Jogos Rio 2016.
 
A definição aconteceu neste domingo, quando o time comandado pelo técnico Mike Krzyzewski, o ‘Coach K’, conquistou o título da Copa do Mundo, realizada na Espanha, derrotando a Sérvia por 129-92 na decisão, em Madrid. Os norte-americanos são os primeiros a garantir vaga na primeira edição Olímpica realizada na América do Sul.
 
Favoritos, os Estados Unidos conquistaram o título, seu quinto mundial, com nove vitórias em nove partidas e venceram todos os jogos por mais de 20 pontos de diferença.  A equipe está invicta desde o Campeonato Mundial de 2006, ostentando uma sequência de 63 vitórias consecutivas no cenário internacional.
 
O armador Kyrie Irving, dos Estados Unidos, foi eleito o melhor jogador da competição. Ele foi o cestinha da decisão, com 26 pontos, seguido pelo ala-armador James Harden, que marcou 23. Pela Sérvia, o ala-pivô Nemanja Bjelica e o ala Nikola Kalinic marcaram 18 pontos cada.
 
"Este é o maior feito da minha carreira e um dos momentos mais importantes da minha vida. Depois de tudo que fizemos, posso chamar meus companheiros de irmãos para o resto da vida. Somos parte de algo muito maior do que nós. Estava disposto a fazer tudo que o nosso técnico quisesse, eu só queria aproveitar o fato de estar ao lado de grandes jogadores e aprender o máximo com eles", comentou Irving, que defende o Cleveland Cavaliers, da NBA, a Liga dos Estados Unidos.
 
Doze seleções disputarão o torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da Copa do Mundo, a classificação acontecerá por meio de cinco Pré-Olímpicos continentais que serão realizados em 2015 e de um Pré-Olímpico mundial, agendado para 2016. O Brasil, país-sede, pode ter sua vaga garantida através de convite da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
 
No começo do próximo mês, será conhecida a primeira seleção feminina de basquetebol classificada para os Jogos Rio 2016. Assim como no masculino, a equipe que vencer a Copa do Mundo, que será realizada na Turquia, entre os dias 27 de setembro e cinco de outubro, confirmará sua presença no maior evento esportivo do mundo.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook