Cadel Evans é o grande vencedor do Tour de France 2011

Cadel Evans é o grande vencedor do Tour de France 2011, encerrado no último domingo, dia 24 de Julho / Foto:  Presse Sports/B.PaponFrança - Cadel Evans é o grande vencedor do Tour de France 2011, encerrado no último domingo, dia 24 de Julho. O australiano conseguiu o título depois de ir muito bem no contra-relógio, disputado um dia antes, e assumir a ponta da competição. O ciclista da BMC Racing Team completou os 3 mil 340 quilômetros da Volta da França em 86 horas 12 minutos e 22 segundos. 

O título do Tour de France 2011 foi definido nos últimos 300 quilômetros. A "zebra" francesa Thomas Voeckler, que liderou a competição até a 18ª etapa e que demonstrou que poderia  surpreender os favoritos, não conseguiu manter o rítmo na fase final, perdendo 3 minutos preciosos e o título da competição de ciclismo mais importante do mundo. 

O título então parecia estar nas mãos de Andy Schleck que havia conseguido abrir 53 segundos para o irmão Frank e 57 segundos para Cadel Evans. Alberto Contador, o grande favorito, estava praticamente fora da briga, com quase quatro minutos de desvantagem para o líder e ocupando a modesta quinta posição.

Na penúltima etapa do Tour, durante o contra-relógio, os irmãos Frank e Andy Schleck travaram uma verdadeira batalha com o australiano. Os ciclistas foram largando um a um. Dos três que permaneciam efetivamente na disputa, Cadel Evans era o que tinha o maior favoritismo nesse tipo de prova, já que era o único que já havia vencido uma etapa desse tipo no Tour. Os três primeiros, foram os últimos a largar.

O primeiro a ir para a pista foi Cadel Evans. O australiano sabia que aquele momento seria decisivo e começou a prova da sua vida exatamente as 16h12, horário francês. No decorrer dos 42,5 quilômetros do contra-relógio a diferença para os irmãos Schleck foi virando poeira. Evans voava pelas ruas francesas em busca do título do Tour, que ficaria muito próximo com a conquista da camiseta amarela a uma etapa do fim.

Na metade do percurso, ele já havia assumido a liderança na classificação geral e sabia que poderia fazer mais. Não diminuiu o rítmo e conseguiu completar o percurso com a excelente marca de 55 minutos e 40 segundos, com o segundo melhor tempo do dia.

A última etapa do Tour começou com os atletas respeitando um minuto de silêncio em homenagem a tragédia da Noruega. Logo depois, os 167 bravos ciclistas que permaneciam no Tour largaram para os últimos 95 quilômetros do Tour, até a linha de chegada, tradicionalmente posicionada no Champs-Élysées, em Paris. Durante o percurso de oito voltas montado nas ruas da capital francesa, nenhuma surpresa. Cadel Evans, como num jogo de futebol, marcou seus principais adversários para que eles não disparassem. A estratégia, bastante conhecida, mais uma vez deu certo e o australiano conseguiu o título mais importante da carreira, ao completar a última etapa na 56ª posição, mas junto com o pelotão, que completou o percurso com o mesmo tempo do vencedor Mark Cavendish, que ganhou mais uma etapa do Tour no sprint final e ainda garantiu a camiseta verde, dada ao homem mais rápido do Tour de France, depois de somar 334 pontos.

O espanhol Samuel Sanchez ficou com o título de rei das montanhas e terminou o Tour de France com a camiseta branca com bolas vermelhas. A camiseta branca, dada ao melhor ciclista jovem do Tour ficou com o francês Pierre Rolland. Na categoria por equipes, a vitória ficou com a Garmin - Cervelo. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook