Quarteto de Marias e colombiana contra africanas no Brazil Run

Maria Aparecida Ferraz, em destaque / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A disputa da elite feminina pode mudar a história do Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba, neste domingo (18). Para acabar com o domínio das africanas na prova, campeãs desde 2007, o Brasil conta com um quarteto de Marias, todas entre as dez primeiras do ranking nacional de corrida de rua. A colombiana Muriel Paredes, campeã pan-americana dos 1.500 m, é outra forte candidata ao pódio. A prova terá largada às 7 horas na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e percursos de 5 km e 10 km.
 

Maria Regina Seguins, Maria José Alves, Maria Aparecida Ferraz e Maria de Fátima Souza, respectivamente segunda, terceira, quarta e sétima colocadas no ranking, têm a missão de defender o Brasil na corrida deste domingo (18). Para enfrentar o desafio, num percurso com boa variação de altitude, o quarteto vem fazendo treinos de rodagem e de força. 

"Entre elas, eu aposto muito na Maria Aparecida Ferraz. Ela é muito rápida, está surpreendendo as favoritas com seus resultados. Está trabalhando para ganhar resistência em corridas mais longas, e neste domingo (11) foi a vice-campeã da Meia Maratona de Florianópolis, à frente inclusive da Jacklyne Chemwek", aponta Luiz Antônio dos Santos, técnico da Luasa Sports, equipe do quarteto brasileiro. "Tudo isso faz parte da preparação dela para buscar o índice olímpico no ano que vem, nos 5.000 m ou nos 10.000 m."
 
Campeã pan-americana - Também integrante da Luasa Sports, a colombiana Muriel Paredes tem boas chances de superar as africanas em Curitiba. Já conhecida pelos brasileiros, Muriel venceu três etapas do Brazil Run Series/Circuito CAIXA desde 2013, e vem fazendo longas temporadas de treino em Ribeirão Preto, no interior paulista, como preparação para os Jogos do Rio 2016. 
 
"A Muriel gosta de percursos como o de Curitiba, com muitas subidas e descidas, e está acostumada a treinar em locais assim na Colômbia", diz Luiz Antônio. "Em novembro, ela voltará ao seu país para disputar o campeonato nacional de atletismo, que vale índice para a Olimpíada."
 
Trio africano - As três africanas na disputa do Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba também defendem a Luasa Sports. Entre elas, o destaque é a queniana Jacklyne Chemwek, terceira colocada na Meia Maratona de Florianópolis, neste domingo (10). Jacklyne é a recordista da prova paranaense do circuito, com 34min07 marcados em 2011. Completando o pelotão, estão Nelly Jepkurui, do Quênia, e Magdalena Crispin Shauri, da Tanzânia.
 
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve nove etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9) e Ribeirão Preto (27/9). Na reta final, vai a Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook