Joziane Cardoso defende o Paraná no Brazil Run Series

Joziane Cardoso, vice-campeã em Ribeirão Preto / Foto: Luiz Doro/adorofotoJoziane Cardoso, vice-campeã em Ribeirão Preto / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A paranaense Joziane Cardoso, radicada em Petrópolis (RJ), volta ao seu estado natal neste domingo (19) com um desafio: romper a hegemonia dos africanos no Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa em Curitiba.
 
Nada tão difícil para quem vem colecionando pódios nas principais competições nacionais, a ponto de ser considerada como uma das melhores fundistas do Brasil na atualidade.
 
Depois de estrear nesta temporada com a vitória na Meia Maratona de São Paulo, Joziane também venceu a etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em agosto, e foi a vice-campeã e melhor brasileira na de Ribeirão Preto, no último sábado (11). Os bons resultados a levaram ao quarto lugar do ranking brasileiro de corrida de rua, com 200 pontos. Mas a fundista tem um objetivo mais ambicioso. 
 
"Não estou focando o ranking. Vou disputar outras duas etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em Curitiba e São Paulo, além do 10K Rio, a Volta da Pampulha e a São Silvestre, mas como parte da minha preparação. No próximo ano, quero conquistar o índice para os Jogos Pan-Americanos de Vancouver/2015", conta.
 
Em Curitiba, Joziane enfrentará adversários "familiares". A fundista é natural de Nova Santa Bárbara, mesma cidade escolhida como centro de treinamento dos africanos que costumam dominar o topo do pódio na prova paranaense. Se vencê-los, será a primeira brasileira a conseguir o feito desde 2006, quando Marily dos Santos foi a campeã.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10) e Curitiba (19/10), a competição terá suas últimas etapas em Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook