Pacaembu recebe 4.500 competidores no Brazil Run Series 2014

Cláudio Roberto / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Um pelotão de 4.500 competidores disputará a etapa final do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa 2014, neste domingo (30), diante do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, reafirmando a tradição de uma das provas mais antigas do Circuito. 
 
Em sua 11ª edição, na reta final da temporada, vale ainda pontos fundamentais para vários dos 44 atletas de elite participantes. Entre os destaques, estão os líderes do ranking brasileiro de corrida de rua, Sivaldo Santos Viana, já consagrado campeão brasileiro, e Fabiana Cristine da Silva. A disputa terá largada às 7 horas e percursos de 5 e 10 km. 
 
São Paulo recebe o Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa desde a sua criação, em 2004, quando a prova era realizada na Hípica de Santo Amaro. Hoje disputada diante do Pacaembu, ícone do futebol brasileiro, tem o segundo maior público da história da competição, com 4.500 inscritos, mesmo número do ano passado, perdendo apenas para Fortaleza, que teve um recorde de 4.800 inscritos em 2013. A etapa paulistana também é utilizada como apronto final para as últimas disputas do ano, a Volta da Pampulha (7/12) e a São Silvestre (31/12), reunindo os principais fundistas da elite brasileira e estrangeira.
 
Elite masculina - Sivaldo Viana e Valdir Oliveira, respectivamente líder e vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, vão correr com suas posições já asseguradas. Mas para outros fundistas no Top 10, como William Salgado, terceiro colocado, Justino Pedro da Silva, quinto, Laurindo Nunes Neto, sexto, Giomar Pereira, oitavo, e Francisco Ivan da Silva Filho, o nono, a prova pode significar mudanças na classificação. A Pé de Vento, tradicional equipe carioca de atletismo, de Petrópolis, chega ao Pacaembu com seis fundistas, capitaneados por Gilberto Silvestre Lopes.
 
Elite feminina - No pelotão das mulheres, o equilíbrio deve levar a uma disputa eletrizante pelas primeiras posições. As nove melhores fundistas das corridas de rua estarão presentes: Fabiana Cristine da Silva, líder, Maria Regina Seguins, vice-líder, Fernanda Raimunda Soares, terceira, Joziane Cardoso, quarta, Maria Bernadete Cabral, quinta, Conceição Oliveira, sexta, Maria Zeferina Baldaia, sétima, Adriana Sutil da Costa, oitava, e Roselaine de Souza Silva, a nona. Representando os paulistanos, o tradicional clube Pinheiros terá um trio de peso na disputa, formado por Andreia Aparecida Hessel, Michelle Cristine das Chagas e Valdilene dos Santos Silva.
 
Força africana - Oito africanos confirmaram presença na etapa final do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em São Paulo. Entre os homens, o destaque é o queniano Paul Kios Kangogo, vice-campeão da Corrida Eu Atleta, no Rio de Janeiro, no dia 16. Entre as mulheres, o favoritismo é da também queniana Jacklyne Chemwek, dona de oito vitórias no Circuito.
 
Confira também a classificação atualizada do Ranking CBAt/Caixa, após 25 provas, aqui
 
Herói do Atletismo - Cláudio Roberto de Sousa, medalhista de prata nos Jogos de Sydney/2000, é o padrinho da etapa final do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. Na sexta-feira, o ex-velocista fez uma palestra para funcionários da Caixa, no Centro de São Paulo, onde contou um pouco da sua experiência e a sua trajetória no atletismo. Cláudio ainda participará de uma tarde de autógrafos neste sábado (29), durante a retirada dos kits na loja Centauro do Shopping West Plaza. Já no domingo (30), dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.
 
Retirada de kits - Todos os competidores da etapa de São Paulo receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola esportiva. O kit pode ser retirado neste sábado (29), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping West Plaza. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 5 horas às 6h30, e devolvê-lo após o evento.
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Salvador (13/4), Uberlândia (03/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (08/5), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10) e Brasília (23/11). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook