Sivaldo Viana é campeão do Brazil Run Series

Lorena Nunes, promessa do atletismo brasiliense / Foto: Rodrigo OliveiraLorena Nunes, promessa do atletismo brasiliense / Foto: Rodrigo Oliveira

Brasília - Já virou tradição: há sete anos, é da etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa que saem os campeões brasileiros da temporada de corrida de rua. Na reta final do calendário, a corrida vale pontos fundamentais para o ranking CBAt/Caixa.
 
E a história se repetiu neste domingo (23). Sivaldo Viana, líder na classificação com 103 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Valdir Oliveira, só precisou de um 11º lugar para garantir o primeiro título de sua carreira, antecipadamente. Numa disputa eletrizante na elite masculina, Valdir ficou com o bicampeonato da prova. E a queniana Jane Jelagat Seurey levou a melhor na elite feminina, empatando mais uma vez o duelo Brasil x África.
 
A chuva da madrugada ajudou os atletas, amenizando o clima normalmente seco do cerrado, e deixou a temperatura em torno dos 22 graus, ideal para a corrida. Num fim de semana concorrido, com cinco provas realizadas simultaneamente, a penúltima etapa do Brazil Run Series/Circuito Caixa reuniu 2.500 competidores. Antes da largada, todos fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao atleta Israel dos Anjos, que faleceu nesta quinta-feira (20), após um acidente automobilístico em Atibaia, São Paulo. 
 
Primeiro pelotão a largar, a elite feminina não apresentou dificuldades à queniana Jane Jelagat, que liderou de ponta a ponta. "Foi uma prova boa, só senti um pouco o vento, que estava forte", explicou Jane, que também venceu a disputa em 2012. Terceira colocada e melhor brasileira neste domingo, Fabiana Cristine da Silva cruzou a linha de chegada com a sensação de dever cumprido. Líder do ranking nacional, a fundista estava a apenas 23 pontos de vantagem sobre a vice-líder, Maria Regina Seguins, e optou por uma prova tática. Com o resultado, Fabiana aumentou para 35 pontos a distância para Regina.
 
"A minha intenção era ser mesmo a melhor do País na prova, por isso me preocupei em marcar as adversárias brasileiras e não buscar as africanas", explicou Fabiana, que teve um duelo com Roselaine Souza Silva, bicampeã brasileira (2012 e 2013), e atualmente a 11ª do ranking. "Fiquei muito satisfeita porque deu tudo certo, consegui somar mais 30 pontos, mas ainda não tem nada definido. Estou na briga até a São Silvestre."
 
Disputa entre os homens pega fogo - A elite masculina, que largou 25 minutos depois com o pelotão geral, foi responsável pelas maiores emoções da prova. Após um início equilibrado, Justino Pedro da Silva tomou a dianteira no quarto quilômetro e segurou a liderança por mais quatro quilômetros. Mas acabou ultrapassado por Valdir Oliveira, que pegou carona na arrancada do forte grupo de africanos na disputa. Já na reta de chegada, faltando apenas 500 metros, Valdir deu um sprint para garantir sua segunda vitória na etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa - a primeira, em 2013, deu a ele o título antecipado da temporada.
 
"Eu tinha passado por um período de treinos em altitude, na Bolívia, e disputei uma maratona em Valência, na Espanha. Não ia participar da etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito Caixa, mas estava me sentindo bem e consegui vir de última hora. Foi ótimo porque além de vencer, garanti a vice-liderança do ranking", comemorou Valdir, que soma 372 pontos, 96 a mais do que o terceiro colocado, William Salgado. Outros 93 pontos estão em jogo nas últimas provas da temporada, a etapa de São Paulo do Circuito Caixa, a Volta da Pampulha e a São Silvestre. "A prova começou lenta, ninguém quis sair muito forte, no início. Quando vi aquele pelotão estrangeiro, decidi ir no bolo. Me senti bem e pude arrancar nos metros finais," acrescentou.
 
Título inédito - Veterano no Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, marcando presença na competição desde 2009, quando foi vice-líder, Sivaldo também ficou com o quarto lugar do ranking brasileiro três vezes, em 2010, 2011 e 2013. Nesta temporada, o baiano radicado em Taubaté, interior paulista, entrou na disputa determinado a conquistar seu primeiro título, que veio neste domingo (23), após a 23ª prova disputada entre as 25 já realizadas.
 
"Eu vim da Maratona de Curitiba, domingo passado, que foi muito desgastante, com um percurso duro. O objetivo, aqui, era só correr e garantir a liderança do ranking", contou Sivaldo, que só precisava de mais quatro pontos para se consagrar campeão, pela primeira vez, aos 36 anos. "Fico muito emocionado, porque é um título que venho perseguindo desde 2009, e foi todo um conjunto de fatores que me trouxe até aqui. O apoio da minha esposa e dos amigos, o trabalho da equipe Luasa Sports. Fiz uma boa preparação, com a qual eu pude correr sem sofrer lesões. Neste ano, traçamos uma estratégia focando mais nas maratonas, porque o Valdir é mais rápido nos 10 km, e deu certo."
 
Entre os principais resultados de Sivaldo em 2014, estão a vitória na Meia Maratona de Brasília e na Maratona de Santa Catarina, além de outros seis pódios, o último na Maratona de Curitiba, no domingo passado (16), como quinto colocado geral e terceiro brasileiro.
 
Confira também a classificação atualizada do Ranking CBAt/Caixa, após 24 provas, aqui. 
 
Resultados
 
Masculino
1.- Valdir Sérgio de Oliveira (Mizuno/Café Três Corações) - 30min29
2.- Paul Kangogo (Quênia/Fila/CAIXA) - 30min32
3.- Nelson Priva Mbuya (Tanzânia/Luasa/CAIXA) - 30min38
4.- Timothy Kimeli (Quênia/Fila/CAIXA) - 30min49
5.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min57
11.- Sivaldo Santos Viana (Luasa/CAIXA) - 32min38
 
Feminino
1.- Jane Jelagat Seurey (Quênia/Fila/CAIXA) - 34min05
2.- Jacklyne Chgemwek Rionoripo (Luasa./CAIXA) - 35min02
3.- Fabiana Cristine da Silva (Luasa/CAIXA) - 35min28
4.- Roselaine Souza Ramos Benites (Filé e Marcia Narloch) - 35min39
5.- Kleidiane Barbosa Jardim (GraCursos/CAIXA) - 36min08
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook