Joziane Cardoso vence Brazil Run Series em Goiânia

Pódio feminino / Foto: Fernanda Paradizo/adorofotoPódio feminino / Foto: Fernanda Paradizo/adorofoto

Goiânia - A festa foi do Brasil na segunda etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (7). Entre as mulheres. A paranaense Joziane Cardoso foi a vencedora. Sueli Pereira, goiana de Jataí, levou seu Estado ao segundo lugar do pódio, confirmando sua grande fase. Na disputa masculina, o queniano Edwin Kiprop Kibet foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. 
 
A etapa de Goiânia teve como novidade um percurso renovado, partindo do Parque Areião, um dos pontos turísticos da capital. Além dos 28 fundistas da elite na disputa por pontos no Ranking CBAt/Caixa, milhares de corredores goianienses percorreram os 5 ou 10 km da prova. O pelotão feminino foi o primeiro a largar, às 8 horas da manhã. O céu claro e temperatura em torno de 24 graus proporcionaram as condições perfeitas para que as brasileiras se sobressaíssem sobre as africanas. Com a marca de 34min40, a atleta Joziane Cardoso ficou com o primeiro lugar.
 
"Foi bacana, as mudanças no percurso o tornaram melhor. O nível estava forte, mas graças a Deus consegui ganhar a etapa de Goiânia", disse Joziane, integrante da seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho.
 
Domínio africano entre os homens - Se a prova feminina teve dobradinha brasileira, entre os homens os africanos formaram a dupla vencedora. O queniano Edwin Kiprop Kibet venceu com tranquilidade e completou os 10 km em Goiânia com 29min50, seguido por Nelson Priva Mbuya. 
 
O melhor atleta brasileiro apareceu na terceira colocação, com 30min19, e mostrou que a corrida está no DNA da família. O jovem jataiense Ronald Moraes, de 19 anos, é filho da vice-campeã feminina, Sueli Pereira da Silva. Mesmo retornando de uma lesão no calcanhar, Ronald desponta como promessa para o atletismo brasileiro. 
 
"O percurso foi bom, com um pouco de aclive e declive, mas deu para correr e ficar entre os cinco primeiros colocados e fazer uma boa prova. Eu não esperava esse resultado", confessou Ronald, muito satisfeito com seu resultado. O próximo objetivo do atleta, agora, é se dedicar aos treinos e focar nas grandes provas do calendário nacional.
 
Destaques goianos - A competição contou com vários grandes grupos de corrida da região, como a assessoria esportiva de André Villarinho, a The Running Club e até um grupo do BOPE de Goiás. A equipe de Santiago Ascenço, principal nome do triatlo em Goiânia e um dos expoentes brasileiros da modalidade, era uma das mais numerosas, com mais de 40 alunos. O triatleta elogiou o novo percurso e o considerou mais rápido. "Foi uma pena a data da prova ter coincidido com o feriado nacional. Muitos corredores deixaram de vir por que estavam viajando", disse Santiago.
 
Um dos principais nomes da corrida em montanha no Brasil, com títulos como o tricampeonato brasileiro juvenil e o vice-campeonato brasileiro adulto, a goiana Sul Rosa voltou ao pódio do Brazil Run Series/Circuito Caixa neste domingo (7), nos 5 km, ficando com a medalha de prata. 
 
"Desde que voltei a correr, há quatro semanas, depois de sofrer uma lesão no quadril, disputei quatro provas, venci duas e fiquei em segundo lugar nas outras duas, incluindo a da Caixa. Estou feliz com o resultado. O percurso foi ótimo, até melhor que nos dois últimos anos. O que faltou foi um pouco de energia", observa Sul. "Tenho exigido muito do meu corpo, e o fisioterapeuta me disse que ainda não estou 100%. Preciso ir com mais calma."
 
A festa dos amadores - Ao todo, 1.150 amadores disputaram a segunda etapa do Brazil Run Series/Circuito Caixa, neste domingo. Para muitos, o clima foi de celebração, caso de João Abissair, que completou 69 anos no sábado (6) e aproveitou a disputa para comemorar e manter o seu ritmo de treinamento. Em julho do ano passado, quando menos esperava, João sentiu um impacto violento em sua saúde ao sofrer uma parada cardíaca. Após ter passado por uma bateria de exames e fazer uma cirurgia delicada, ele agora retorna aos treinos.
 
"Eu corro desde 2005. De lá para cá, a corrida virou um vício. Nove meses depois do infarto, o médico me liberou para voltar aos poucos e sem me esforçar muito. A corrida está no meu sangue. É uma luz em minha vida. Significa saúde. Um conselho que eu deixo com os jovens é que eles pratiquem o esporte com regularidade, mas antes disso, procurem uma orientação médica. Vocês terão uma vida longa", arrematou João.
 
Pegada do Bem - O Brazil Run Series/Circuito Caixa retomou a campanha Pegada do Bem que, em 2014, arrecadou cerca de 900 tênis para mais de 20 instituições e projetos que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social. Em Goiânia houve a continuação do projeto. Os goianienses puderam doar os seus tênis durante a retirada do kit e também durante o evento. Desta vez, a instituição beneficiada foi o Projeto "Meninos do Cerrado".
 
O projeto Meninos do Cerrado surgiu em 2010 com o objetivo principal de acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tentando evitar que eles acabem mergulhados no mundo do crime. "É a primeira vez que participamos do Circuito Caixa. Os meninos ficaram muito animados em correr. Gostaria de parabenizar a CAIXA e a todos os doadores que vieram aqui para doar os seus tênis. Estamos muito satisfeitos e felizes", afirmou Gilson Vasco, idealizador do projeto. Os tênis arrecadados em Goiânia foram entregues aos meninos do projeto pelo medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, padrinho da prova. 
 
Confira o Resultado da Brazil Run Séries - Etapa de Goiânia 
 
Masculino
1-Edwin Kiprop Kibet (Luasa Sports/CAIXA) - 29min50
2-Nelson Priva Mbuya (Luasa Sports/CAIXA) - 30min12
3-Ronald Moraes Silva (Cruzeiro E.C/Araguaia DIE) - 30min19
4-Jacob Kemboi Kiprotich (Luasa Sports/CAIXA) - 30min36
5-Wellington Bezerra Silva - 30min47
6-Flavio Henrique Guimaraes Andrade (Super Time) - 31min01
7-Laurindo Nunes Neto (Associação de Atletismo) - 31min14
8-Eliezer de Jesus Santos (File e Marcia Narloch) - 31min18
9-Sivaldo Santos Viana (Luasa Sports/CAIXA) - 31min31
10- William Salgado Gomes (Luasa Sports/CAIXA) - 31min35
 
Feminino
1-Joziane Silva Cardoso (Pé de Vento/Caixa) - 34min41
2-Sueli Pereira da Silva (Cruzeiro EC/Caixa/Unigel) - 34min54
3-Consolata Cherotich Feminin (Luasa Sports/CAIXA) - 35min53
4-Conceição de Maria C Oliveira (Mizuno/Caixa/Find) - 36min44
5-Rejane Ester Bispo da Silva (File e Marcia NArloch) - 36min45
6-Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports/CAIXA) - 37min15
7-Maria Regina Santos Seguins (Luasa Sports/CAIXA) - 38min39
8-Maria Silvana Araujo (Bgaat/Viação Xaante) - 39min05
9-Luzinete Andrade dos Santos (Bom Jesus Goias-GO) - 39min38
10-Maria Jose Alves (Luasa Sports/CAIXA) - 41min00
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook