Brazil Run Series arrecada 900 pares de tênis em SP | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brazil Run Series arrecada 900 pares de tênis em SP

Cláudio Roberto: recorde de doações em São Paulo / Foto: Luiz Doro/adorofotoCláudio Roberto: recorde de doações em São Paulo / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A força do esporte como ferramenta de inclusão social foi a marca do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, que encerrou sua 11ª temporada diante do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no último domingo (30/11). 
 
Principal competição de rua do País, o circuito percorreu o Brasil com a campanha Pegada do Bem, com o objetivo de fomentar a prática do atletismo entre crianças e jovens carentes, por meio da doação de tênis em bom estado. Os números refletem um trabalho bem sucedido: cerca de 900 pares arrecadados e mais de 20 instituições e projetos beneficiados, em quatro das cinco regiões brasileiras. 
 
"A Pegada do Bem foi um sucesso nesta temporada. Conseguimos sensibilizar os corredores para a necessidade de apoiar instituições que trabalham o atletismo junto a comunidades carentes", comemora Helio Takai, diretor da HT Sports, agência organizadora do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, e idealizador da campanha. 
 
Em cada uma das 12 cidades que receberam o Brazil Run Seres/Circuito de Corridas Caixa nesta temporada, a campanha Pegada do Bem beneficiou uma ou mais instituições ou projeto, e foi além do atletismo. Em Ribeirão Preto, por exemplo, quem recebeu os pares arrecadados foi o Joga Tênis Ribeirão, projeto que promove a inclusão social de jovens carentes por meio do Tênis. Já em Curitiba, a escolhida foi a Ong Saúde Esporte, que apoia atletas paralímpicos do rúgbi em cadeira de rodas, além de organizar corridas para as crianças. 
 
Mesmo num curto espaço de tempo - as doações deveriam ser feitas no próprio dia da corrida, durante a retirada do chip de cronometragem - os corredores deram um show de solidariedade, levando dezenas de tênis. Os paulistanos bateram o recorde das doações, arrecadando 80 pares para o projeto Cidadão Olímpico - Correndo na Frente, coordenado pelo medalhista olímpico Cláudio Roberto de Sousa em Jaú. 
 
Somando forças - A campanha ajudou a reforçar ações semelhantes já existentes em algumas cidades, como em Belo Horizonte. A Casa do Corredor, além de colecionar pódios em todo o Estado, dedica-se a ajudar atletas carentes de todas as idades, conta com uma loja virtual de artigos esportivos e serviços de orientação ao atleta. Ainda mantém o projeto "Tênis Solidário", inspirado pelo Programa DescalSOS da Fundação Joaquim Cruz, de Brasília, também beneficiada pela Pegada do Bem. "O Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa está de parabéns pela iniciativa. Nós fazemos esse trabalho de doação de tênis desde 2007 e sabemos o quanto é importante para tantos atletas ter um par de tênis para seguir no atletismo ", destacou Bráulio Barbosa, um dos representantes da Casa do Corredor.
 
Revelando talentos - A Pegada do Bem ainda ajudou a revelar talentos do atletismo, formados por algumas das entidades beneficiadas. Em Campo Grande, a Associação Desportista Atletas de Cristo (ADAC/CG) chamou a atenção com dois de seus alunos. Maicon Dieferson, de 23 anos, vencedor da prova do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa na cidade, em sua faixa etária, é campeão estadual dos 800 m e dos 1.500 m. Já Ester Peixoto, de 7 anos, tem vencido todas as corridas das quais participa, na sua categoria, e é tida como grande promessa da ADAC/CG. 
 
"Esses tênis são um verdadeiro tesouro para os jovens. A iniciativa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa nos dá uma visibilidade que dificilmente teríamos de outra forma. É a oportunidade que temos de mostrar o nosso trabalho à população e, quem sabe, conseguir mais apoio. É uma iniciativa que tem que continuar e se espalhar", destaca o treinador Celso Arantes. 
 
Na capital federal brasileira, berço de fundistas como Marílson Gomes, Joaquim Cruz e Carmem de Oliveira, duas entidades foram escolhidas: o Instituto Joaquim Cruz e o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO). Atleta do CASO, a jovem Lorena Nunes também ganhou destaque durante a etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa. Aos 17 anos, a atleta já faz tempos menores do que o de Carmem, ainda hoje detentora de oito recordes brasileiros, quando tinha essa idade.
 
Após o sucesso nesta temporada, a Campanha Pegada do Bem deve continuar em 2015. "O nosso esporte é um dos mais democráticos que existe e queremos fortalecer ainda mais esta ação para o próximo ano", garante Helio Takai.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook