Cientista se despede de Porto Alegre na Brazil Run Series

Ana Gorini / Foto: Foco RadicalAna Gorini / Foto: Foco Radical

São Paulo - Ela chama a atenção pela beleza, inteligência e garra. Cientista vencedora do Prêmio Jovem Cientista, Ana Beatriz Gorini da Veiga é tão vitoriosa nas corridas como na profissão. O título mais recente foi o dos 42 km do Indomit Vila do Farol Bombinhas, em agosto.
 

Prestes a embarcar para um período de estágio-sênior nos Estados Unidos, a catarinense radicada em Porto Alegre vai se despedir das competições brasileiras na etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (30). 

Com Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular, Ana Gorini dá aulas de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Sua rotina de 40 horas semanais incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientação a alunos, desenvolvimento e avaliação de projetos, a coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde e a participação em simpósios e cursos. 
 
Às vésperas do estágio sênior - um pós-doutorado chamado de Sabático nos Estados Unidos por ser feito anos depois do doutorado - a carga horária de Ana Gorini tem sido ainda mais puxada, deixando menos tempo para o esporte. "Acordo às 6 horas e volto para casa depois das 21 horas, às vezes perto das 23 horas. Então acabo correndo só quando sobra tempo e energia", explica. "Quero correr algumas provas lá fora, mas vai depender do tempo. Vou morar praticamente dentro do hospital, num estúdio a 30 metros do Central Park, então certamente manterei minhas rodagens."
 
Algoz - Apelidada de Algoz por Harry Thomas Jr, do portal especializado Running News, Ana Gorini tem entre suas principais conquistas a Maratona Internacional de Punta del Este/2010 e o tetracampeonato da Caixa Wine Run em Bento Gonçalves (2012 a 2015), além do vice-campeonato no Desafrio Urubici 52 km, o terceiro lugar na Ocean City Half Maraton/2004 e o quarto lugar na Marathon in the Parks/2004, estas duas nos Estados Unidos. Ana ainda foi a primeira sul-americana na Maratona de Paris/2002.
 
Acostumada a não planejar muito suas corridas, a atleta já teve algumas boas surpresas. "Fui ao Equador em 2013 para dar palestra num congresso que começava numa segunda-feira. Na véspera, havia a Meia Maratona de Guayaquil. Fiz minha inscrição na prova e só na hora da premiação, quando chamaram meu nome, fiquei sabendo que venci", lembra. "Neste ano, na véspera da Maratona Internacional de Porto Alegre, o Cleimar Rodriguo Tomazzelli, da Companhia dos Cavalos, me ligou pedindo para eu correr numa dupla mista, porque um dos atletas havia se machucado. Eu havia feito muito volume de treinos durante a semana, mas topei correr. Eu e o Gabriel Picarelli vencemos, com 14 minutos de vantagem na segundo dupla mista!"
 
Despedida - A participação na etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito Caixa também foi decidida de última hora. "Tenho feito provas mais longas, mas acho que será legal participar de uma corrida com um nível altíssimo, com ateltas de elite. Disputei o Circuito Caixa em 2008 e fiquei em 9º lugar geral, com 42min24. Estou bastante empolgada, será a despedida das provas no Brasil até meu retorno, e espero correr abaixo dos 43 minutos novamente", conta.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caica conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8) e Recife (9/8), a competição vai a Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook