Atletas de elite africanos vencem Corrida da Longevidade etapa Rio Preto

Atleta mariliense Carlos Antonio dos Santos cruza em primeiro lugar em Marília / Foto: DivulgaçãoSão José do Rio Preto - Foi uma disputa acirrada: o queniano Nicholas Keter lutou bravamente pelo primeiro lugar no pódio masculino na etapa São José do Rio Preto do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros, realizada na manhã deste domingo, dia 26 de junho, no Parque da Represa, com apoio da Bradesco Vida e Previdência. Sua conterrânea, Dorcas Kiptaurus, honrou o primeiro lugar no pódio feminino.

Competindo muito próximo dos brasileiros José Magno dos Santos e Marcelo Cabrini – atleta da Bradesco Seguros –, respectivamente segundo e terceiro lugares, Keter fez os 6 quilômetros da corrida em 17’14”.

A quarta colocação também ficou com um estrangeiro, o atleta da Tanzânia Nasibu Nkuwi. Em quinto chegou o brasileiro Elessandro Aparecido de Oliveira. “Foi a primeira vez que corri neste Circuito. Não foi fácil vencer, o percurso tem curvas e subidas e achei o nível dos corredores bem forte”, disse Keter, considerado um dos grandes nomes do atletismo mundial atualmente.  

O brasileiro melhor colocado, José Magno, disse que o fato de haver muitas curvas no percurso fez com que ele perdesse o ritmo. “Mas estou satisfeito com essa colocação”, afirmou. Cabrini elogiou a qualidade técnica dos adversários. “Esta prova foi fortíssima em termos de competidores, achei bem difícil.”

Entre as mulheres, as africanas se destacaram no pódio: além do primeiro lugar da queniana Dorcas Kiptaurus, Catherine Yuku, da Tanzânia, chegou em segundo. Em terceiro lugar ficou a brasileira Joziane da Silva Cardoso, em quarto Valkiria Sanches Pietro, também do Brasil, e, em quinto, a atleta etíope Radiya Roba.

Dorcas também elogiou o nível das competidoras. “Foi muito bom correr aqui e chegar em primeiro, o nível é bem alto e a prova foi difícil”, disse. A brasileira melhor colocada, Joziane, disse que a maior dificuldade foi mesmo a qualidade técnica das adversárias. “As africanas são muito bem preparadas, não é fácil competir com elas”, afirmou. Para Valkiria, que tem se mantido assídua no pódio do Circuito, o desafio maior foi vencer a subida do percurso.

Após a corrida, que contou com mil inscritos, saiu o grupo de caminhantes, formado por cerca de 2 mil pessoas. Eles percorreram 3 quilômetros em torno da represa. Esta é a quarta vez que o Circuito da Longevidade passa por Rio Preto.

Em Rio Preto, diversas associações esportivas, como as academias Bio Personal Training, Pronadar, Revitare, Outdoor e Schmidt Fittness, participaram ativamente do evento, trazendo atletas e dando apoio para os participantes.

Longevos recebem troféu no palco - Valdivino Lopes dos Santos, de 76 anos, natural de Novais, foi o atleta mais longevo a vencer a corrida em sua faixa etária. “Adoro correr, sempre que posso participo de provas”, afirmou. Entre as mulheres, a mais longeva foi Maria Aparecida Zapata Doro, de 70 anos, corredora há 6 anos. “Comecei com marcha atlética. Mas faço atividade física há 30 anos”, revelou.

Ambos vieram para São José do Rio Preto com a equipe organizada pela Secretaria de Esportes de Catanduva. Entre os caminhantes homenageados com um troféu no palco do evento, o mais longevo foi Marcos Navarro, de 79 anos.

A equipe de percussão da escola Viva Beatriz, composta por crianças e jovens, deu um show para o público presente ao Parque da Represa. Outro grupo da instituição apresentou uma coreografia de dança flamenca. O público também assistiu a apresentação de Latin Dance e de Street Dance da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Toda renda obtida com as inscrições foi doada para a escola Viva Beatriz, que desenvolve importantes programas educacionais com comunidades de baixa renda no município de Rio Preto.

O Circuito da Longevidade foi criado há 5 anos, com a missão de disseminar a prática de exercícios físicos entre pessoas de todas as idades, em prol de uma vida longa com saúde e bem-estar. A próxima etapa será realizada em São José dos Campos - SP, no domingo 3 de julho. As inscrições devem ser feitas pelo site corridadalongevidade.com.br até o dia 29 de junho.

CIRCUITO DE CORRIDA E CAMINHADA DA LONGEVIDADE BRADESCO SEGUROS ETAPA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Corrida – Prova Feminina

1 Dorcas Jepchirchi - Quênia 00:19:52
2 Catherine Lange Yuku - Tanzânia 00:20:32
3J oziane da Silva Cardoso - Brasil 00:20:43
4 Valkiria Sanches Prieto - Brasil 00:21:07
5 Radiya Mohammed Roba - Etiópia 00:21:55

Corrida – Prova Masculina

1 Nicholas Kimeli Keter – Quênia00:17:14
2 José Magno dos Santos - Brasil00:17:24
3 Marcelo Cabrini - Brasil00:17:29
4 Nasibu Jumanne Nkuwi - Tanzânia00:17:39
5 Elessandro Ap. de Oliveira - Brasil 00:17:50

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook